
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
| Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Tereza Carneiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Calsavara, Erica Fernanda de Freitas Barbosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80660 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80660 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Maria Tereza Carneiro Soares | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho Pedagógico | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa, cujo o tema é a investigação da prática docente no ensino da Geometria, tem por objetivo descrever as facilidades e dificuldades que uma professora do ensino fundamental, encontra ao planejar e realizar aulas para alunos da 2a Etapa do Ciclo II de uma Instituição particular de Curitiba. Os conteúdos escolares específicos de Geometria foram selecionados de acordo com o material didático desta instituição, classificados em: sólidos geometricos, area, perímetro,, faces, vértices, arestas e mosaicos. O planejamento foi executado em duas horas de aula, divididas em dois dias distintos. Durante estes dois momentos, partindo da dificuldade pessoal deste professor, no caso, investigadora e autora do presente texto, procurou investigar os problemas de sua própria prática onde constatou-se diversas facilidades e dificuldades tanto por parte da professora como por parte dos alunos assistidos. Os resultados apontam algumas facilidades encontradas pelos alunos e pela professora ao: construir sólidos geometricos, classificação de sólidos que rolam e não rolam, trabalho em grupo, manter contato com os alunos, envolvimento da turma durante todo período. Como dificuldade pode-se apontar: definição dos conceitos de arestas, faces e base, a insegurança em repassar alguns itens aos alunos, bem como estes sentiram-se ao serem contestados e os livros didáticos para complemento do conteúdo trabalhado Este trabalho revelou-me o quanto é importante a reflexão de nossa própria pratica. Durante o período de construção deste documento pude constatar que esta insatisfação com a Geometria não é uma questão pessoal, e sim uma lacuna que tem se estendido durante o processo de formação do professor, refletindo então no descompromisso deste em trabalhar os conteúdos geometricos. Outra questão observada, foi em relação aos livros didáticos, que embora tenham mudado a maneira de colocar a Geometria, tornando-a mais integrada com os demais conteúdos da Matemática, ainda é abordada de uma forma superficial e muitas vezes voltada para o lúdico | - |
| Formato: dc.format | 24f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Investigando minha prática docente no ensino da geometria | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: