Relações raciais na educação infantil : o que dizem as produções de conhecimento do NEAB da UFPR?

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Autor(es): dc.contributorDias, Lucimar Rosa, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorDalto, Helena Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:51:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:51:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80603-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80603-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Dra. Lucimar Rosa Dias-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 62-63-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal identificar a existência de produções de conhecimento do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre relações raciais na Educação Infantil, verificando a presença desse tema nas monografias, dissertações, teses e TCCs orientados por professores desse núcleo que se dedicam a esse campo de estudos, e nos cursos e eventos de extensão e especialização ofertados. A pesquisa foi de caráter qualitativo, subsidiada a partir das contribuições de teóricos do campo das relações raciais (DIAS, 2007; TRINIDAD, 2012; BENTO, 2002; GOMES, 2005, entre outros). A obtenção dos dados foi realizada por meio de buscas de informações na internet e por comunicação feita via e-mail e pessoalmente com integrantes do NEAB. As produções de conhecimento encontradas foram analisadas com base na perspectiva do material "Educação Infantil e Práticas Promotoras de Igualdade Racial", elaborado com apoio do Ministério da Educação. Como resultado desta pesquisa, evidenciou-se, a partir da análise dos trabalhos finais realizados pelos alunos do curso de extensão de 2013 e dos trabalhos de pós-graduação encontrados, que o NEAB se apresenta como agente importante para dar visibilidade às relações raciais na Educação Infantil, incentivando ações voltadas para erradicação do racismo e valorização da diversidade racial nesta etapa, no entanto o núcleo ainda possui muitas conquistas a serem alcançadas em relação ao tratamento da mesma.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectRelações humanas em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnicas-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo na educação-
Título: dc.titleRelações raciais na educação infantil : o que dizem as produções de conhecimento do NEAB da UFPR?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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