Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ratto, Ana Lucia Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Emanuelle Giorgina da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:11:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:11:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80599 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80599 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Doutora Ana Lúcia Silva Ratto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 43-44 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa buscou aproximações analíticas iniciais a respeito das características da produção de artigos sobre a temática do Projeto Político- Pedagógico (PPP) no Brasil. Para isso, realizou-se um mapeamento dos resumos dos artigos existentes no Banco de Periódicos da Capes sobre o tema. Trabalhou-se com um total de 57 resumos. Tendo por base metodológica especialmente o texto de Knoblauch et. al. (2012), procedeu-se a elaboração de um instrumento que permitiu o mapeamento das características relevantes desta produção. A análise inicial pôde verificar uma especial importância da discussão sobre o PPP no nível superior de ensino (33 dos resumos), sendo que parte significativa desses se volta para o curso de enfermagem (23). Apenas 14 dos resumos foram associados ao nível de ensino da educação básica. Além disso, os dados indicaram que a temáticado Projeto Político-Pedagógico, ao menos de modo central, não vem se constituindo como algo significativo para os estudos de natureza histórica. Dentre outras constatações, emergiu a identificação de uma possível fragilidade teórica nos artigos contidos neste banco de Periódicos, sendo que, desse total de 57 resumos, foram citados autores em apenas sete deles. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This research have initial analytical approaches regarding articles production traits on the subject of political-pedagogical project (PPP) in Brazil. For this, we carried out a mapping of existing summaries of articles on the Capes Bank on the subject. Worked with a total of 57 abstracts. Having a methodological basis especially the text Knoblauch et. al. (2012), proceeded to the development of an instrument that allowed the mapping of the relevant characteristics of this production. The initial analysis wasable to verify a special discussion on the importance of PPP in the upper level of education (33 abstracts), and a significant part of these turns to the nursing program (23). Only 14 abstracts were associated with the level of education of basic education. In addition, the data indicated that the theme of the political-pedagogical project, at least centrally, is not constituted as something significant for historical in nature studies. Among other findings, emerged the identification of a possible theoretical weakness in the articles contained in this Journal bank, and of this total of 57 abstracts, authors were cited in only seven of them. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Produção acadêmica | - |
Título: dc.title | Mapeamento de resumos de artigos científicos existentes no banco de dados da CAPES sobre a temática do Projeto Político-Pedagógico Escolar (PPP) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: