Mapeamento de resumos de artigos científicos existentes no banco de dados da CAPES sobre a temática do Projeto Político-Pedagógico Escolar (PPP)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRatto, Ana Lucia Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Emanuelle Giorgina da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:11:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:11:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80599-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80599-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Doutora Ana Lúcia Silva Ratto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 43-44-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente pesquisa buscou aproximações analíticas iniciais a respeito das características da produção de artigos sobre a temática do Projeto Político- Pedagógico (PPP) no Brasil. Para isso, realizou-se um mapeamento dos resumos dos artigos existentes no Banco de Periódicos da Capes sobre o tema. Trabalhou-se com um total de 57 resumos. Tendo por base metodológica especialmente o texto de Knoblauch et. al. (2012), procedeu-se a elaboração de um instrumento que permitiu o mapeamento das características relevantes desta produção. A análise inicial pôde verificar uma especial importância da discussão sobre o PPP no nível superior de ensino (33 dos resumos), sendo que parte significativa desses se volta para o curso de enfermagem (23). Apenas 14 dos resumos foram associados ao nível de ensino da educação básica. Além disso, os dados indicaram que a temáticado Projeto Político-Pedagógico, ao menos de modo central, não vem se constituindo como algo significativo para os estudos de natureza histórica. Dentre outras constatações, emergiu a identificação de uma possível fragilidade teórica nos artigos contidos neste banco de Periódicos, sendo que, desse total de 57 resumos, foram citados autores em apenas sete deles.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This research have initial analytical approaches regarding articles production traits on the subject of political-pedagogical project (PPP) in Brazil. For this, we carried out a mapping of existing summaries of articles on the Capes Bank on the subject. Worked with a total of 57 abstracts. Having a methodological basis especially the text Knoblauch et. al. (2012), proceeded to the development of an instrument that allowed the mapping of the relevant characteristics of this production. The initial analysis wasable to verify a special discussion on the importance of PPP in the upper level of education (33 abstracts), and a significant part of these turns to the nursing program (23). Only 14 abstracts were associated with the level of education of basic education. In addition, the data indicated that the theme of the political-pedagogical project, at least centrally, is not constituted as something significant for historical in nature studies. Among other findings, emerged the identification of a possible theoretical weakness in the articles contained in this Journal bank, and of this total of 57 abstracts, authors were cited in only seven of them.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - Produção acadêmica-
Título: dc.titleMapeamento de resumos de artigos científicos existentes no banco de dados da CAPES sobre a temática do Projeto Político-Pedagógico Escolar (PPP)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.