Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Crepaldi, Juliana Fernandes Ramos | - |
Autor(es): dc.creator | Maravalhas, Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80598 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80598 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra.Leziany Silveira Daniel | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 52-53 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa teve como propósito analisar a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos, segundo a visão dos professores ao se analisar os pressupostos teóricos do alfabetizar-letrando. Ao mesmo tempo, a pesquisa procurou tecer um olhar reflexivo acerca das novas práticas pedagógicas de alfabetização, em relação com a entrada de crianças cada vez mais novas no ensino. Para isso, buscamos em documentos nacionais para nos pautar e em autores da área a base para melhor compreensão desse processo que deve orientar a prática pedagógica dos professores, assim nos valemos das contribuições dos seguintes autores - Vygotsky (1984, 1988, 2000), Ferreiro (1996, 1999, 2000), Kramer (1989, 2006), Faraco (2012), Soares (2003), e Sigwalt (2013), entre outros. Desta forma, utilizamos a metodologia de pesquisa de base teórica-bibliográfica, articulada à análise de entrevistas, realizadas com professoras de primeiro ano do Ensino Fundamental, que atuam nas escolas municipais da cidade de Curitiba-PR com o objetivo de verificar as implicações e os desafios advindos desse processo noEnsino Fundamental de 9 anos nas classes de alfabetização. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This research aimed to analyze the implementing of the Elementary Learning of 9 years, according to the point of view of the teachers in analyzing the theoretical assumptions of Alphabetizing. While the research weaves a reflective look about the new pedagogical practices of literacy, related with the entrance of younger and younger children at school. For this, we searched national documents and authors of the area to guide ourselves and to understand this process, which should lead the pedagogical practice of teachers. Thus, we availed ourselves of the contributions of the following authors: Vygotsky (1984, 1988, 2000), Ferreiro (1996, 1999, 2000), Kramer (1989, 2006), Faraco (2012), Soares (2003) and Sigwalt (2013). Therefore, we used a theoretical- bibliographic research methodology articulated to the analysis of interviews done with teachers from the first year of Elementary school in the schools of Curitiba - PR. The research aimed to analyze the implications and challenges arising from the Elementary Learning of 9 years, especially in literacy classes. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Título: dc.title | A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: