Estudo de caso : questões de gênero e o papel do pedagogo e da pedagogia na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchwendler, Sonia Fátima, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorPrestes, Cláudia Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:32:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:32:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80597-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80597-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.a Dr.a Sônia Fátima Schwendler-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 42-43-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pesquisa teve como objetivo refletir sobre o papel de pedagogos e pedagogas com relação às diversidades, em especial, a questão de gênero na escola, partindo do relato de dois casos, vivenciados durante a realização do Estágio Supervisionado na Organização Escolar e Gestão, seguido do levantamento bibliográfico acerca das produções nas temáticas de gênero, educação, currículo e Ensino Médio, buscando inclusive na Constituição de 88 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além de outros documentos oficiais. Neste estudo, buscou-se apontar a escola como espaço que deve trabalhar no sentido do respeito às diversidades, mas que se apresenta muitas vezes como instancia reprodutora de opressões. Sendo assim, emerge a necessidade da efetivação do trabalho com as questões de gênero na escola e indica a possibilidade do estudo com relação aos sujeitos inseridos na comunidade escolar, pois não só pedagogos e pedagogas fazem parte deste espaço, mas também, estudantes e seus familiares, professores e demais profissionais.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero na educação-
Palavras-chave: dc.subjectRelações de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Título: dc.titleEstudo de caso : questões de gênero e o papel do pedagogo e da pedagogia na escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.