Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schwendler, Sonia Fátima, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Prestes, Cláudia Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80597 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80597 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a Dr.a Sônia Fátima Schwendler | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 42-43 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A pesquisa teve como objetivo refletir sobre o papel de pedagogos e pedagogas com relação às diversidades, em especial, a questão de gênero na escola, partindo do relato de dois casos, vivenciados durante a realização do Estágio Supervisionado na Organização Escolar e Gestão, seguido do levantamento bibliográfico acerca das produções nas temáticas de gênero, educação, currículo e Ensino Médio, buscando inclusive na Constituição de 88 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além de outros documentos oficiais. Neste estudo, buscou-se apontar a escola como espaço que deve trabalhar no sentido do respeito às diversidades, mas que se apresenta muitas vezes como instancia reprodutora de opressões. Sendo assim, emerge a necessidade da efetivação do trabalho com as questões de gênero na escola e indica a possibilidade do estudo com relação aos sujeitos inseridos na comunidade escolar, pois não só pedagogos e pedagogas fazem parte deste espaço, mas também, estudantes e seus familiares, professores e demais profissionais. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Título: dc.title | Estudo de caso : questões de gênero e o papel do pedagogo e da pedagogia na escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: