A avaliação das crianças : caminhando para uma prática significativa na educação infantil

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Autor(es): dc.contributorMoro, Catarina de Souza, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorPonczek, Bruna Janniffer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:19:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:19:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80596-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80596-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Dra Catarina de Souza Moro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 86-89-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente monografia consiste em uma pesquisa bibliográfica que teve por objeto de estudo levantar as proposições das produções acadêmicas de âmbito nacional sobre a avaliação das crianças na educação infantil. A base empírica se constituiu de artigos de periódicos e teses de doutorado na área da educação, no períodocompreendido entre 1997 a 2013. Na primeira parte do trabalho trata-se da contextualização histórica sobre os diferentes momentos de constituição da educação infantil, assim como da legislação brasileira para esta etapa da educação; em seguida faz-se a revisão da literatura acerca da temática buscando apoio em Gandini e Goldhaber (2002), Barbosa e Horn (2008), Bassedas, Huguet e Solé (2009), Oliveira (2004 e 2011), Hernández e Ventura (2009), Micarello (2010), Hoffmann (2011) e Bhering e Füllgraf (2012). Na terceira parte definiu-se a metodologia desta pesquisa, na sequência segue a quarta parte com a apresentação e o levantamento do corpus empírico. Constatou-se no levantamento poucas publicações no meio acadêmico brasileiro, foram encontrados seis artigos de periódicos e quatro teses de doutorado que se referem especificamente sobre a avaliação da criança. Os dados revelaram que há diferentes concepções e abordagens quanto ao entendimento e o modo de realizar a avaliação no cotidiano educativo, dessa forma entendemos que o processo avaliativo carece de reflexão, ou seja, ainda estamos caminhando para uma prática significativa na educação infantil.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças - Avaliação-
Título: dc.titleA avaliação das crianças : caminhando para uma prática significativa na educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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