Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Ponczek, Bruna Janniffer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:19:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:19:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80596 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80596 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra Catarina de Souza Moro | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 86-89 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A presente monografia consiste em uma pesquisa bibliográfica que teve por objeto de estudo levantar as proposições das produções acadêmicas de âmbito nacional sobre a avaliação das crianças na educação infantil. A base empírica se constituiu de artigos de periódicos e teses de doutorado na área da educação, no períodocompreendido entre 1997 a 2013. Na primeira parte do trabalho trata-se da contextualização histórica sobre os diferentes momentos de constituição da educação infantil, assim como da legislação brasileira para esta etapa da educação; em seguida faz-se a revisão da literatura acerca da temática buscando apoio em Gandini e Goldhaber (2002), Barbosa e Horn (2008), Bassedas, Huguet e Solé (2009), Oliveira (2004 e 2011), Hernández e Ventura (2009), Micarello (2010), Hoffmann (2011) e Bhering e Füllgraf (2012). Na terceira parte definiu-se a metodologia desta pesquisa, na sequência segue a quarta parte com a apresentação e o levantamento do corpus empírico. Constatou-se no levantamento poucas publicações no meio acadêmico brasileiro, foram encontrados seis artigos de periódicos e quatro teses de doutorado que se referem especificamente sobre a avaliação da criança. Os dados revelaram que há diferentes concepções e abordagens quanto ao entendimento e o modo de realizar a avaliação no cotidiano educativo, dessa forma entendemos que o processo avaliativo carece de reflexão, ou seja, ainda estamos caminhando para uma prática significativa na educação infantil. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças - Avaliação | - |
Título: dc.title | A avaliação das crianças : caminhando para uma prática significativa na educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: