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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Sá, Ricardo Antunes de, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Scarpat, Dulcinéia | - |
Autor(es): dc.creator | Braz, Andreia Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:50:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:50:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80594 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80594 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 85-91 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O processo educacional que ocorre no interior das prisões e sua contribuição na ressocialização dos detentos é o problema chave que motivou a elaboração desta pesquisa. Neste estudo, buscou-se analisar o processo educativo das prisões procurando verificar sua contribuição na vida das pessoas encarceradas. A partir da análise de vários autores, tais como: JULIÃO (2009), MAEYER (2006), ONOFRE (2011), HORA; GOMES (2007), SCARFÓ (2009), entre outros, que consideram a prisão como um lugar de deseducação, onde mais se desaprende do que se aprende, buscou-se conhecer um pouco sobre o histórico das prisões e os processos educacionais voltados para ela e, através da análise das Leis existentes, trazer à tona questionamentos sobre as principais dificuldades e desafios que inviabilizam atingir os objetivos para a qual a educação na prisão foi concebida. Diversos são os entraves para a viabilização da educação nas prisões: a questão do espaço físico, poucos profissionais, baixa qualificação profissional, falta de material apropriado, entre outros. Ao longo dos últimos anos as políticas públicas vêm auxiliando no desenvolvimento da instituição, cabendo ao Sistema Prisional ofertar educação e garantir o acesso e a permanência dos educandos nas salas de aula. A reinserção do preso na sociedade não é tarefa do sistema educacional formal e, sim, do sistema penitenciário. O objetivo da educação prisional não é criar uma força de trabalho mais obediente do que qualificada, mas visa a reinserção do indivíduo na sociedade por meio de uma formação humana, do pleno desenvolvimento, permitindo ao apenado que, uma vez egresso, encontre seu espaço na sociedade podendo reinserir-se em igualdade de condições junto aos demais cidadãos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The educational process that occurs within the prisons and their contribution in the resocialization of the detainees is the key problem that motivated the development of this survey. We sought in this study analyze the educational process of the prisons looking for checking their contribution in the lives of incarcerated people. From the analysis of several authors, such as: JULIÃO (2009), MAEYER (2006), ONOFRE (2011), HORA; GOMES (2007), SCARFÓ (2009), among others, who consider the prison as a place of mis education, where most unlearn than learn. Sought to learn a little about the history of prisons and the educational processes aimed at it and, through the analysis of existing laws, bringing up questions about the main difficulties and challenges beyond achieving the objectives to which education in prison was designed. Several are obstacles to the achievement of education in prisons: the question of physical space, few professionals, low professional qualifications, lack of suitable material, among others. Over the past few years, the public politics have been assisting in the development of the institution, being incumbent to the Prison System to offer education and ensure access and permanence of the students in the classrooms. The reintegration of the prisoner into society is not responsibility of the formal educational system and, yes, of the penitentiary system. The goal of prison education is not to create a workforce more obedient than qualified, but seek the individual's reintegration into society through a human formation, through the full development, allowing the inmates to, once egress, find your space in society and can reinsert itself on equal terms with other citizens. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisioneiros - Educação | - |
Título: dc.title | Educação da prisão x educação na prisão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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