Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Kruger, Ligia Claudia Temoteo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:04:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:04:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80577 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80577 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Susan Cavallet | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O processo histórico da educação dos surdos deu-se de forma lenta e dolorosa, porém nos dias atuais com a Libras- Língua de Sinais Brasileira- procura-se garantir o direito do cidadão surdo a educação e principalmente a comunicação. Entende-se que se a comunicação é um processo de interação no qual se compartilha mensagens, ideias, emoções e sentimentos, podendo influenciar ou não outras pessoas. Compreender a importância do uso da Libras nas diversas situações e principalmente na escolar, onde desde criança o aluno surdo poderá se desenvolver em todas as formas, isto é, intelectual, psíquica e emocional se torna de extrema importância para contribuir a qualidade de ensino desses estudantes e consequentemente a formação de futuros cidadãos bilíngues. O presente artigo, considerado como processo continuo de busca e aperfeiçoamento juntamente com a pesquisa quantitativa apresenta a análise das aplicações das aulas de LIBRAS na Escola Governador Moisés Lupion, município de Guaratuba, estado do Paraná, tendo como referência a Sala de Recursos Multifuncional Surdez, além de aulas de LIBRAS para alunos ouvintes de primeiro ao quinto ano da mesma escola e pessoas da comunidade. As experiências realizadas na escola demonstram a importância da união e força coletiva no trabalho dentro de uma escola com vista à verdadeira inclusão. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (27 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua brasileira de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Título: dc.title | "Libras : importância da capacitação aos professores e pessoas da comunidade : uma experiência em escola pública no município de Guaratuba-PR" | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: