"Libras : importância da capacitação aos professores e pessoas da comunidade : uma experiência em escola pública no município de Guaratuba-PR"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavallet, Susan Regina Raittz, 1955--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorKruger, Ligia Claudia Temoteo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:04:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:04:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80577-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80577-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Susan Cavallet-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O processo histórico da educação dos surdos deu-se de forma lenta e dolorosa, porém nos dias atuais com a Libras- Língua de Sinais Brasileira- procura-se garantir o direito do cidadão surdo a educação e principalmente a comunicação. Entende-se que se a comunicação é um processo de interação no qual se compartilha mensagens, ideias, emoções e sentimentos, podendo influenciar ou não outras pessoas. Compreender a importância do uso da Libras nas diversas situações e principalmente na escolar, onde desde criança o aluno surdo poderá se desenvolver em todas as formas, isto é, intelectual, psíquica e emocional se torna de extrema importância para contribuir a qualidade de ensino desses estudantes e consequentemente a formação de futuros cidadãos bilíngues. O presente artigo, considerado como processo continuo de busca e aperfeiçoamento juntamente com a pesquisa quantitativa apresenta a análise das aplicações das aulas de LIBRAS na Escola Governador Moisés Lupion, município de Guaratuba, estado do Paraná, tendo como referência a Sala de Recursos Multifuncional Surdez, além de aulas de LIBRAS para alunos ouvintes de primeiro ao quinto ano da mesma escola e pessoas da comunidade. As experiências realizadas na escola demonstram a importância da união e força coletiva no trabalho dentro de uma escola com vista à verdadeira inclusão.-
Formato: dc.format1 recurso online (27 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.title"Libras : importância da capacitação aos professores e pessoas da comunidade : uma experiência em escola pública no município de Guaratuba-PR"-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.