
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Paulo Rogério, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Keila Cássia Santos Araújo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:29:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:29:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80576 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80576 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Paulo Rogério Lopes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O referido memorial apresenta o projeto em Educação e Agroecologia: tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local no litoral do Paraná, PR, como requisito para a conclusão da especialização em Alternativas para Uma Nova Educação – ANE. Contudo, anterior a apresentação da proposta do referido projeto, bem como, de sua execução, apresentou-se um resgate da memória relacionada à educação, o processo de inserção e vivência nos encontros da ANE. Salienta-se que o resgate das memórias que os encontros da ANE, inclusive proporcionaram, bem como, as vivências e experiências compartilhadas durante a realização do curso de especialização contribuíram para a realização o desenvolvimento do projeto. Desse modo, o projeto em educação e agroecologia consistiu na realização de encontros ocorridos mensalmente com os educadores e educadoras do campo, das cidades e agentes de desenvolvimento local no litoral do Paraná. A cada encontro foram trabalhadas temáticas diferentes, pautadas em metodologias participativas. O primeiro encontro educador pautou-se num diálogo para apresentação dos discentes e docentes do curso, bem como, de leituras e discussões em torno da educação e agroecologia. No segundo encontro foi realizado um diagnóstico socioambiental participativo através da metodologia que implica em conhecer as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças (FOFA) dos diferentes territórios dos educandos. O diagnóstico trouxe uma gama de indicadores, os quais possibilitaram realizar a problematização das realidades locais, seguido de um planejamento participativo, no intuito de apontar caminhos e soluções para as dificuldades encontradas. Destaca-se que a problematização das realidades locais e o planejamento culminaram no terceiro e quarto encontro educador. O quinto encontro educador consistiu no desenvolvimento de ações e sistematização das ações, sendo que o sexto encontro pautou-se num processo de avaliação do curso e utilizou-se a metodologia do rio do tempo. Em todos os encontros educadores metodologias como, o círculo de cultura, a facilitação gráfica, a mesa de partilha, dinâmicas de abertura e encerramento, instalações artístico pedagógicas foram realizadas. O processo de avaliação dos encontros educadores com os estudantes possibilitou conhecer a percepção dos mesmos quanto às atividades do curso. Os estudantes destacaram que o curso possibilitou um resgate das memórias vividas pelos mesmos na infância, bem como, anseios na continuidade do desenvolvimento de projetos e ações os quais despertaram através dos encontros educadores. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (38 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecologia agrícola | - |
| Título: dc.title | Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: