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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Brizolla, Franceli, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Spréa, Elizane Zanlorensi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:52:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:52:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80501 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80501 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Francéli Brizolla | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Constituição da República Federativa do Brasil proclama a educação como o primeiro direito social de todo cidadão. As legislações seguintes que tratam do tema, Lei de Diretrizes de Base (1996) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) enfatizam que a educação é dever da família, do Estado e da sociedade. Com base nestas legislações que tratam a família como uma das responsáveis pela educação e incorporando as experiências de trabalho da Especialização Alternativas para uma Nova Educação (ANE), da UFPR Litoral (PR), este trabalho se propõe a analisar a relação família-escola, a partir de ações desenvolvidas para fortalecer essa relação. Assim, enquanto gestora aneana procurei junto com a equipe do colégio desenvolver ações que envolvessem as famílias e ressignificassem as práticas pedagógicas. A metodologia utilizada foi o relato de experiência e a observação participante. A referida experiência ocorreu de fevereiro de 2019 a dezembro de 2019, no Colégio Estadual João XXIII em Campo Largo, Paraná, envolvendo professores, alunos, funcionários, pais e comunidade. Os autores que fundamentam este trabalho são Vasconcelos (2014), Freire (2015), Pacheco (2019) e Rios (2001), os quais tratam dos temas em discussão. Dentre os principais resultados deste trabalho, destacamos a participação das famílias. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (47 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao - Familia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Legislação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Experiências | - |
Título: dc.title | Vivências para uma nova educação : a relação escola e família | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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