Vivências para uma nova educação : a relação escola e família

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Autor(es): dc.contributorBrizolla, Franceli, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorSpréa, Elizane Zanlorensi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:52:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:52:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80501-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80501-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Francéli Brizolla-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A Constituição da República Federativa do Brasil proclama a educação como o primeiro direito social de todo cidadão. As legislações seguintes que tratam do tema, Lei de Diretrizes de Base (1996) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) enfatizam que a educação é dever da família, do Estado e da sociedade. Com base nestas legislações que tratam a família como uma das responsáveis pela educação e incorporando as experiências de trabalho da Especialização Alternativas para uma Nova Educação (ANE), da UFPR Litoral (PR), este trabalho se propõe a analisar a relação família-escola, a partir de ações desenvolvidas para fortalecer essa relação. Assim, enquanto gestora aneana procurei junto com a equipe do colégio desenvolver ações que envolvessem as famílias e ressignificassem as práticas pedagógicas. A metodologia utilizada foi o relato de experiência e a observação participante. A referida experiência ocorreu de fevereiro de 2019 a dezembro de 2019, no Colégio Estadual João XXIII em Campo Largo, Paraná, envolvendo professores, alunos, funcionários, pais e comunidade. Os autores que fundamentam este trabalho são Vasconcelos (2014), Freire (2015), Pacheco (2019) e Rios (2001), os quais tratam dos temas em discussão. Dentre os principais resultados deste trabalho, destacamos a participação das famílias.-
Formato: dc.format1 recurso online (47 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao - Familia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Legislação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Experiências-
Título: dc.titleVivências para uma nova educação : a relação escola e família-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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