Currículo e conhecimento : Análise comparativa das propostas curriculares de Curitiba e Piraquara

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Autor(es): dc.contributorInvernizzi Castillo, Noela, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorCordeiro, Daniele Pereira Meira-
Autor(es): dc.creatorArruda, Angela Cristina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:39:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:39:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80486-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80486-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.a. Noela Invernizzi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 64-67-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo visa analisar como é organizado e selecionado oconhecimento nas propostas curriculares da rede pública municipal de Curitiba e de Piraquara. Tem por objetivo analisar e comparar a fundamentação teórica dos currículos citados, com base na revisão da literatura sobre currículo e utilizando a metodologia de análise de currículo proposta por Kramer (1999), eindagar se os pressupostos teóricos são coerentes com a forma deorganização dos conhecimentos nas áreas de Ciência, História e Geografia apresentada por ambas as propostas. A metodologia utilizada é a de análise documental a partir de um conjunto de dimensões de análise previamente selecionadas. Como resultados, apareceram disparidades nas abordagens teóricas adotadas pelas propostas curriculares, o que refletiu em diferentes enfoques nas variáveis de análise, refletindo também, na forma de organizaçãodos conhecimentos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This study aims to analyze how is organized and selected the content in curricular proposals in municipal public school system of Curitiba and Piraquara. For this we will analyze and compare the theoretical foundation of the curriculum mentioned, based on the literature review on curriculum and using the methodology of curriculum analysis proposed by Kramer (1999) and will ask whether the assumptions are consistent with the organization of content in the areas as Science, History and Geography presented by both proposals. The methodology used is the analysis of documents from a set of analyzes of dimensions that were previously analyzed. As a result, we noticed that gaps appeared in the theoretical approaches adopted by the curricular proposals, which resulted in different approaches in the analysis variables also reflected in the form of organizing the content.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Currículos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleCurrículo e conhecimento : Análise comparativa das propostas curriculares de Curitiba e Piraquara-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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