A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática

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Autor(es): dc.contributorInvernizzi Castillo, Noela, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Fernanda Maria Luz-
Autor(es): dc.creatorBorck, Anna Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:22:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:22:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80485-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80485-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.a Dra. Noela Invernizzi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 54-56-
Descrição: dc.descriptionResumo : No contexto da expansão da educação superior na última década, este estudo analisa a relação entre educação e trabalho tomando como objeto os alunos trabalhadores. Para tal analisou-se, a partir de questionários, o perfil dos estudantes trabalhadores do 4o ano do curso de pedagogia noturno da Universidade Federal do Paraná, indagando qual é a influência da dupla jornada diária entre trabalho e estudo no seu desenvolvimento acadêmico. Sobre este aspecto verificou-se que este perfil de aluno implica em um repensar das metodologias e conteúdos do curso superior, para garantir uma adaptação a tal condição sem perda de qualidade do conteúdo. Ademais, foi examinado, entre os estudantes que trabalham em atividades pedagógicas, como eles elaboram a relação teoria e prática na interação entre o âmbito de trabalho e o âmbito acadêmico.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : In the context of the expansion of higher education over the last decade, this study examines the relationship between education and work taking as object the pupils workers. For this we analyzed from questionnaires, the profile of student workers in the 4th year of Pedagogy course in the night, Universidade Federal do Paraná,asking what is the influence of the daily double shift work and study in their academic development. In this respect it was noted that this student profile implies a rethinking of the methods and content of higher education, to ensure adaptation to that condition without loss of quality of content. Furthermore, it was examined among students working on educational activities, as they elaborate the theory and practice regarding the interaction between the scope of work and the academic sphere.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes Universitarios- - Trabalho-
Título: dc.titleA condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática-
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