
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Floriano, Larissa | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Claudia Leite da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:10:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:10:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80483 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80483 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Sonia Maria Chaves Haracemiv | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 47-50 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho investiga a respeito da escolarização hospitalar, um dos atendimentos oferecidos pela pedagogia hospitalar. Tendo em vista que estes serviços são de crescente demanda social, buscou-se analisar: as legislações vigentes, como os pedagogos atendem a esta modalidade de ensino, como o trabalho pedagógico em classes hospitalares é concretizado, que vínculo é necessário com as escolas de origem dos educandos, como é constituído o currículo e a avaliação, qual é a formação necessária desse profissional e quais são os desafios encontrados neste contexto de atuação. Com a expansão da prática pedagógica é essencial a preparação de profissionais da educação para desenvolverem o trabalho nesses espaços. Assim, a pesquisa realizada tem caráter qualitativo, utilizando-se do técnica da entrevista semiestruturada, que teve como intuito construir o perfil mínimo dos pedagogos que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde. Servindo também de base aos pedagogos que desejam ingressar na pedagogia hospitalar. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This work investigates about the hospital schooling, one of the modalities of care offered by the hospital pedagogy. In view of the increasing social demand of this kind of care, it sought to examine: current legislation, how educators attend to this modality of education, how pedagogical service in hospital schools is achieved, what is necessary to link with students’ school of origin, how the curriculum and assessments are made, what it is the right degree of this professional and what are the challenges faced in this context of actuation. Through the expansion of pedagogical practice it is necessary to prepare professionals of education to develop their jobs in this area. Therefore, the survey has a qualitative character, using the semi-structure interview technique, which has as the objective to build the minimal profile of educators who work on the pedagogic assistance to the student which i sunder a health treatment. It is also a foundation to pedagogues who wish to join the hospital pedagogy. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas hospitalares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Título: dc.title | Pedagogia hospitalar - muitos olhares | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: