Pedagogia hospitalar - muitos olhares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorFloriano, Larissa-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Claudia Leite da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:10:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:10:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80483-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80483-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Sonia Maria Chaves Haracemiv-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 47-50-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho investiga a respeito da escolarização hospitalar, um dos atendimentos oferecidos pela pedagogia hospitalar. Tendo em vista que estes serviços são de crescente demanda social, buscou-se analisar: as legislações vigentes, como os pedagogos atendem a esta modalidade de ensino, como o trabalho pedagógico em classes hospitalares é concretizado, que vínculo é necessário com as escolas de origem dos educandos, como é constituído o currículo e a avaliação, qual é a formação necessária desse profissional e quais são os desafios encontrados neste contexto de atuação. Com a expansão da prática pedagógica é essencial a preparação de profissionais da educação para desenvolverem o trabalho nesses espaços. Assim, a pesquisa realizada tem caráter qualitativo, utilizando-se do técnica da entrevista semiestruturada, que teve como intuito construir o perfil mínimo dos pedagogos que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde. Servindo também de base aos pedagogos que desejam ingressar na pedagogia hospitalar.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This work investigates about the hospital schooling, one of the modalities of care offered by the hospital pedagogy. In view of the increasing social demand of this kind of care, it sought to examine: current legislation, how educators attend to this modality of education, how pedagogical service in hospital schools is achieved, what is necessary to link with students’ school of origin, how the curriculum and assessments are made, what it is the right degree of this professional and what are the challenges faced in this context of actuation. Through the expansion of pedagogical practice it is necessary to prepare professionals of education to develop their jobs in this area. Therefore, the survey has a qualitative character, using the semi-structure interview technique, which has as the objective to build the minimal profile of educators who work on the pedagogic assistance to the student which i sunder a health treatment. It is also a foundation to pedagogues who wish to join the hospital pedagogy.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas hospitalares-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Título: dc.titlePedagogia hospitalar - muitos olhares-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.