Os conceitos da psicomotricidade relacional como instrumento na prática de professores

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Autor(es): dc.contributorMinetto, Maria de Fatima Joaquim, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorPrudencio, Jaqueline-
Autor(es): dc.creatorTumeo, Aline Giuseppa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:12:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:12:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80479-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80479-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Professora Doutora Maria de Fátima Minetto.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 55-59-
Descrição: dc.descriptionResumo : Muitos estudos comprovam a influência da esfera corporal, psicológica e emocional no desenvolvimento dos alunos e em sua aprendizagem. Uma prática relevante para o desenvolvimento integral do aluno é a presença e valorização do corpo na educação. A Psicomotricidade Relacional abrange o campo motor, afetivo e o inconsciente do sujeito, envolvendo a criança em sua relação com o meio em que vive, com as pessoas que a cercam e a relação consigo mesma. Portanto, nossa pesquisa tem como objetivo verificar a contribuição que o conhecimento em Psicomotricidade Relacional pode trazer para o professor no dia a dia em sala de aula. O método consiste na aplicação de um questionário para professores que tiveram algum tipo de conhecimento (palestras, seminários, vivências, cursos) em Psicomotricidade Relacional e atuam em sala de aula. Os resultados mostram que a incorporação dos conceitos desta prática no cotidiano escolar é possível e traz resultados eficazes para a mudança na atuação do professor, na relação professor-aluno e na melhora na aprendizagem das crianças.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : De nombreuses études ont documenté l'influence du corps, de la sphère psychologique et émotionnel dans le développement des élèves et leur apprentissage. Pertinentes pour le développement intégral de la pratique de l'étudiant est la présence et l'appréciation de l'organisme en matière d'éducation. Psychomotricité Relationnelle couvre le domaine du moteur, affectif et inconscient du sujet, impliquant l'enfant dans leur relation avec l'environnement dans lequel ils vivent, les gens qui l'entourent et la relation avec ellemême. Par conséquent, notre recherche vise à déterminer la contribution des connaissances en Psychomotricité Relationnelle peut apporter à l'enseignant sur une base quotidienne dans la salle de classe. La méthode consiste en l'application d'un questionnaire destiné aux enseignants qui ont eu un certain type de connaissances (conférences, séminaires, expériences, formations) dans Psychomotricité Relationnelleet d'agir dans la salle de classe. Les résultats montrent que l'incorporation des concepts de compétences de cette pratique dans la vie quotidienne de l'école est possible et d'apporter des changements efficaces dans le rendement des enseignants, la relation enseignant-élève et l'amélioration des résultats d'apprentissage des enfants.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Título: dc.titleOs conceitos da psicomotricidade relacional como instrumento na prática de professores-
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