Relações raciais : educação e cinema, a representação cinematográfica da juventude negra em espaços escolares e seus sentidos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRuggi, Lennita Oliveira, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ana Caroline Ferraz dos-
Autor(es): dc.creatorCarneiro, Aline Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:38:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:38:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80478-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80478-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profª. Ms. Lennita Ruggi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 51-53-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) está intitulado Relações Raciais: Educação e Cinema - A representação cinematográfica da juventude negra em espaços escolares e seus sentidos. Neste trabalho realizamos uma análise cinematográfica sobre a representação fílmica da juventude negra bem como o discurso racial contido nesta mídia. Abrangendo o processo de formação de identidade e gênero dos personagens correlacionando as ações fictícias com o cotidiano educacional. O trabalho foi dividido em quatro capítulos, no primeiro abordaremos questões sobre o Apartheid, currículo, resistência cultural e política. No segundo capitulo discorreremos sobre adversidade cultural, social e religiosa da França contemporânea. Mas adiante, no terceiro capitulo averiguamos a função da educação na transformação do contexto social. No quarto e último capítulo indicamos brevemente a intencionalidade do cinema e sua relação como agente educativo. Desse modo para a conclusão deste trabalho foram consultadas diversas referências como: Bourdieu (1975), Giroux (1996), Gomes (2006), Hamburguer (2007), Araújo (2008), entre outras.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - Educação-
Título: dc.titleRelações raciais : educação e cinema, a representação cinematográfica da juventude negra em espaços escolares e seus sentidos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.