Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Demo, Pedro, 1941- | - |
Autor(es): dc.contributor | Knechtel, Maria do Rosário, 1930- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Valle, Lucia Helena Barros do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:14:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:14:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1994 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80475 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80475 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Pedro Demo | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Maria do R. Knechtel | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O tema em pauta diz respeito à relação entre ensino e pesquisa na universidade, como condição para assegurar a qualidade na formação dos profissionais de nivel superior. 0 trabalho apresenta uma critica às funções da universidade brasileira, entendidas sob a perspectiva do "tripé" ensino, pesquisa e extensão. A partir desta critica, a reflexão apoiase na relação entre as atividades de ensino e de pesquisa, enfatizando a importância desta última, para a construção de uma universidade comprometida com a emancipação do homem e da sociedade. Neste sentido, a relação ensino/pesquisa é compreendida numa postura dialética, uma vez que a simples interação por justaposição destas atividades na instituição, limitam a possibilidade da construção de sujeitos críticos e criativos. Por conseguinte, a partir da compreensão da pesquisa como principio científico e educativo (DEMO, 1990b), ela é vista como atividade essencial na universidade. Diante disto, a relação ensino/pesquisa é problematizada na realidade brasileira de um modo geral, e, mais especificamente, na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Nesta última, foi realizado um estudo, de caráter qualitativo, com o objetivo de apontar o paradigma de universidade que orienta suas atividades, ou seja, esclarecer como a pesquisa é entendida no cotidiano da prática da UEPG. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The theme is concerned about the relation between teaching and research at the university, as condition of guarantee the quality of higher up professional formation. This work shows a critique for brazilian university functions, understanding in this perspective of standing "teaching, research and extension". Through this critique the reflection supports the relation between education activities and from the research; emphasizing the importance of the search for the growth of the university linked with the emancipation of the human being and of the society. In this meaning, the relation teaching/research has been understood in a dialectic manner, because the simple interation by juxtaposition of theses activities in the institution limits the possibility of the development from critic and creative persons. Therefore through the comprehesion of the research as cientific and educative source (DEMO, 1990b), is considered as essential activity at the university. The relation education/research is in general treated in brazilian reality and specifically at Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. In this university was held a study in qualitative way, with the purpose of pointing the pattern of university that orientates the activities, or how the research is understood in the quotidian of practicing from UEPG. | - |
Formato: dc.format | 103 f. ; 30 cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissionais de nível superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Ensino e pesquisa : a relação básica na qualidade da formação do profissional de nivel superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: