Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scheliga, Eva Lenita, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Laís Cândida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80458 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80458 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profª. Drª. Eva Lenita Scheliga | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Defesa: Curitiba, 22/11/2016 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 105-108 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A fim de refletir sobre as formas de construção de agentes na posição de voluntários em uma instituição assistencial religiosa, este estudo busca descrever e analisar as práticas observadas na Associação Batista de Ação Social, uma instituição pertencente à Primeira Igreja Batista de Curitiba. O acompanhamento de alguns projetos ao lado dos voluntários, facultou-me a oportunidade de observar quais os termos presentes nas suas atividades cotidianas: a relação com o "outro" se traduz em diferentes modos de "ajuda". Compreendo tais práticas como habilidades construídas a partir de uma "educação da atenção", de acordo com o que propõe Tim Ingold (2010). Ao entrar em contato com cada contexto de ação, os novos voluntários vão, aos poucos, observando e incorporando práticas já estabelecidas a partir de sua percepção. Neste contexto, mais relevante que lideranças formais que estabelecem e transmitem expressamente certas regras de conduta, é justamente na relação entre voluntários que certos padrões vão sendo estabelecidos e servindo como modelo para a formação constante de novos agentes. Palavras-chave: voluntariado; assistência social; educação da atenção. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In order to reflect on the ways of building agents in the volunteer position at a religious care institution, this study search to describe and analyze the practices observed in the Baptist Social Action Association, an institution belonging to the First Baptist Church from Curitiba. The monitoring of some projects alongside volunteers, allowed me the opportunity to observe what these terms in their daily activities: the relationship with the "other" translates into different ways to "help." I understand such practices as skills built from an "education of attention," according to the proposing Tim Ingold (2010). To contact each context of action, new volunteers will gradually observing and incorporating practices established from their perception. In this context, more relevant than formal leaders who establish and expressly convey certain rules of conduct, it is the relationship between volunteers that standards are being established and serving as a model for constant training of new agents. Keywords: volunteering; social assistance; education of attention. | - |
Formato: dc.format | 130 f. : il. algumas color., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Igreja Batista de Curitiba, 1ª - Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voluntários - Aspectos sociais - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação social - Curitiba (PR) | - |
Título: dc.title | Ajudando uns aos outros : alteridade e atenção entre voluntários batistas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: