Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brizolla, Franceli, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Mengarelli, Rodrigo Rosi, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Sarnecki, Glaci Maria da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:56:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:56:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80452 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80452 | - |
Descrição: dc.description | Orientadores: Francéli Brizolla e Rodrigo Mengarelli | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Por meio deste memorial apresento o trabalho desenvolvido na Especialização Alternativas para uma Nova Educação (ANE), da UFPR Setor Litoral (Matinhos, PR), intitulado Um novo caminho: O currículo do curso de Formação de Docentes construído na coletividade para além da sala de aula. Reflito sobre a necessidade do trabalho coletivo na organização do currículo, para que este ofereça reais contribuições para a prática docente/discente, que o conteúdo possa ser ofertado de forma alternativa e possa atingir outros espaços coletivos da sociedade, não limitado ao tradicionalismo da sala de aula. Acredito que isso possa se dar quando o curso possibilita vivências e experiências compartilhadas como forma integradora como algo fundamental no processo ensino-aprendizagem. Os autores que fundamentam minhas reflexões são Paulo Freire 2002, Edgar Morin 2013, Celso Vasconcelos 2000 A base metodológica do trabalho foi desenvolvida no Colégio Estadual Sagrada Família com alunos do Ensino Médio Profissional - Formação de Docentes durante o ano de 2019. O presente trabalho foi desenvolvido de agosto de 2018 à dezembro de 2019, período de realização da pós-graduação. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (47 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ao ar livre | - |
Título: dc.title | Um novo caminho : o currículo construído na coletividade para além da sala de aula | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: