Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Züge, Alexandre Prusch, 1985- | - |
Autor(es): dc.contributor | Braz, Bárbara Cândido, 1989- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação | - |
Autor(es): dc.creator | Alencar, Vitor Hugo Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80451 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80451 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexandre Prusch Züge | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Profa. Dra. Bárbara Cândido Braz | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A Matemática Discreta é uma disciplina fundamental para a Ciência da Computação, pois contempla diversos assuntos que norteiam as principais disciplinas do curso, como em algoritmos e estrutura de dados, sistemas operacionais, compiladores, engenharia de software e redes de computadores. Tal disciplina propicia aos estudantes o contato com conceitos fundamentais algébricos, lógicos e combinatórios necessários para entendimento das disciplinas citadas. A importância da Matemática Discreta se dá também por conta da necessidade do raciocínio lógico e abstrato e da relevância da notação matemática. A partir da sua notória contribuição para o aprendizado do aluno, levando ainda em consideração a dificuldade que pode ser encontrada ao transmitir os conceitos relacionados a disciplina mencionada, o objetivo do presente trabalho está voltado em propor uma alternativa de ensino para a aplicação de conceitos atrelados a Matemática Discreta, utilizando para isso a Modelagem Matemática. Os conceitos abordados voltaram-se especificamente para o ensino de grafos, que foram moldados mediante a modelagem, seguindo como referencial teórico específico, que descreve o processo da modelagem através de tópicos que podem ser vistos como um ciclo de ações. Para atingir o objetivo mencionado, foram desenvolvidos materiais baseados na Modelagem Matemática,elaborados propositalmente para gerar interações dos alunos e, que, serviram de norte para a aplicação de uma aula numa disciplina de Matemática Discreta, ofertada em um curso do ensino superior. Os conceitos da aula foram conduzidos a partir de situações problema que permitiram gerar contextos pertinentes do que se era esperado, com interações dos alunos e ações que se relacionam diretamente com o processo de Modelagem Matemática pretendido, passando, por exemplo, pela abstração de um problema, levantamento de hipóteses, elaboração de um modelo matemático e validação do modelo, além da relação cíclica de uma etapa a outra. Por fim, conclui-se que a aplicação da Modelagem Matemática permite sintetizar contextos matemáticos em situações que aproximam à realidade do aluno, facilitando e desmistificando conceitos técnicos e abstrato | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos grafos - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: