Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZüge, Alexandre Prusch, 1985--
Autor(es): dc.contributorBraz, Bárbara Cândido, 1989--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação-
Autor(es): dc.creatorAlencar, Vitor Hugo Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:25:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:25:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80451-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80451-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre Prusch Züge-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. Bárbara Cândido Braz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A Matemática Discreta é uma disciplina fundamental para a Ciência da Computação, pois contempla diversos assuntos que norteiam as principais disciplinas do curso, como em algoritmos e estrutura de dados, sistemas operacionais, compiladores, engenharia de software e redes de computadores. Tal disciplina propicia aos estudantes o contato com conceitos fundamentais algébricos, lógicos e combinatórios necessários para entendimento das disciplinas citadas. A importância da Matemática Discreta se dá também por conta da necessidade do raciocínio lógico e abstrato e da relevância da notação matemática. A partir da sua notória contribuição para o aprendizado do aluno, levando ainda em consideração a dificuldade que pode ser encontrada ao transmitir os conceitos relacionados a disciplina mencionada, o objetivo do presente trabalho está voltado em propor uma alternativa de ensino para a aplicação de conceitos atrelados a Matemática Discreta, utilizando para isso a Modelagem Matemática. Os conceitos abordados voltaram-se especificamente para o ensino de grafos, que foram moldados mediante a modelagem, seguindo como referencial teórico específico, que descreve o processo da modelagem através de tópicos que podem ser vistos como um ciclo de ações. Para atingir o objetivo mencionado, foram desenvolvidos materiais baseados na Modelagem Matemática,elaborados propositalmente para gerar interações dos alunos e, que, serviram de norte para a aplicação de uma aula numa disciplina de Matemática Discreta, ofertada em um curso do ensino superior. Os conceitos da aula foram conduzidos a partir de situações problema que permitiram gerar contextos pertinentes do que se era esperado, com interações dos alunos e ações que se relacionam diretamente com o processo de Modelagem Matemática pretendido, passando, por exemplo, pela abstração de um problema, levantamento de hipóteses, elaboração de um modelo matemático e validação do modelo, além da relação cíclica de uma etapa a outra. Por fim, conclui-se que a aplicação da Modelagem Matemática permite sintetizar contextos matemáticos em situações que aproximam à realidade do aluno, facilitando e desmistificando conceitos técnicos e abstrato-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos grafos - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Título: dc.titleEnsino de matemática discreta por meio da modelagem matemática-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.