
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nascimento, William Junior do, 1984- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | - |
| Autor(es): dc.creator | Marques, Úrsula Rayelle Assis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:44:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:44:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80450 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80450 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. William Junior do Nascimento | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O processo de ensino e aprendizagem é um ato desafiador e complexo por possuir diferentes indivíduos envolvidos, os quais, muitas vezes, aprendem de maneira diferente e/ou atribuem significados diferentes aos temas abordados em sala de aula. Logo, é comum nos depararmos com alunos que não gostam de estudar por não conseguirem atribuir significado e/ou pensar em situações práticas relacionadas ao cotidiano. Consequentemente, é recorrente casos de baixa motivação por parte dos educandos, resultando em um aprendizado mecânico e superficial. Neste contexto, tendo como objetivo se apropriar e desenvolver uma sequência de aulas a partir de uma abordagem metodológica que leve em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, propomos a utilização da abordagem didático pedagógica denominada "Os Três Momentos Pedagógicos (3MP)". Inicialmente, abordaremos sobre o referencial teórico para, posteriormente, apresentarmos um relato de experiência decorrente do desenvolvimento dos 3MP junto à estudantes da Educação Básica, em uma disciplina de Ciências, na modalidade de Ensino Fundamental II em um Colégio Estadual localizado em uma cidade no interior do Estado do Paraná. O desenvolvimento das atividades ocorreu em um período de quatro aulas obtendo como resultado a apropriação do conhecimento científico necessário para a compreensão de uma situação do cotidiano dos estudantes, sempre de forma dialogada com a participação dos alunos a cada momento | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The teaching and learning process is a challenging and a complex act because different individuals are involved, who often learn differently and/or attribute different meanings to the topics covered in the classroom. Therefore, it is common to come across students who do not like to study because they cannot attribute meaning and/or think about practical situations related to daily life. Consequently, cases of low motivation on the part of students are recurrent, resulting in mechanical and superficial learning. In this context, aiming to appropriate and develop a sequence of classes from a methodological approach that considers the students' prior knowledge, we propose the use of the didactic pedagogical approach called "The Three Pedagogical Moments (3MP)". Initially, we will discuss the theoretical framework for, later, we will present an experience report resulting from the development of 3MP with Basic Education students, in a science discipline, in the Elementary School II modality in a State College located in a city in the countryside of the Paraná State. The development of activities took place in a period of four classes, resulting in the appropriation of the scientific knowledge necessary for understanding the students' daily situation, always in a dialogic way with the participation of the students at every moment | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica - Paraná | - |
| Título: dc.title | Os três momentos pedagógicos como abordagem baseada no cotidiano dos estudantes | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: