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| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Reis, Helena Macedo | - | 
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação | - | 
| Autor(es): dc.creator | Carrascoso, Mateus Morial | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:52:25Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:52:25Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - | 
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80446 | - | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80446 | - | 
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Helena Macedo Reis | - | 
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul., Curso de Graduação em Licenciatura em Computação. | - | 
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - | 
| Descrição: dc.description | Resumo : Emoções são reações que os seres humanos apresentam em várias situações e contextos, sendo, às vezes, uma tarefa difícil, expressálas e interpretálas. Assim, denotase importante aprender a se expressar e identificar as emoções envolvidas nas diversas interações. A Inteligência Emocional (IE) é um conjunto de habilidades relativas ao lidar com emoções. Seu desenvolvimento proporciona melhorias na conduta do comportamento frente às novas situações, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e resiliência. As Competências Socioemocionais são características ligadas ao desenvolvimento da IE e podem ser ensinadas utilizando ferramentas computacionais para apoiar tal processo. No entanto, ainda há uma carência em aplicativos criados para este fim. Durante a préescola, crianças de 3 anos, nos centros de ensino infantil, aprendem a reconhecer e expressar emoções. O presente projeto propôs como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo para Android de modo a promover a Inteligência Emocional e as habilidades socioemocionais: empatia, autoestima, paciência, autoconhecimento e criatividade, além de estimular, através de trabalho colaborativo, o reconhecimento e percepção de emoções de outras crianças. A metodologia de pesquisa foi dividida em cinco fases. A primeira fase foi dirigida à pesquisa bibliográfica em artigos científicos sobre as habilidades socioemocionais. Descobriuse que poucos estudos são voltados para crianças de 3 anos nas habilidades de expressão e reconhecimento da emoção. A segunda fase foi dedicada a analisar quais são as emoções mais hegemônicas e adequadas para serem trabalhadas para esse público. Considerando as análises realizadas a partir do desenvolvimento infantil, concluise que para esse público, as emoções mais adequadas são as básicas (medo, alegria, tristeza, raiva e nojo). A terceira fase constituiu o desenvolvimento de avatares. Na sequência, a quarta fase foi o desenvolvimento do aplicativo e, por fim, a quinta fase contemplará o experimento e validação. Apesar da crescente importância de considerar as habilidades socioemocionais dos estudantes, existem poucas pesquisas relacionadas ao reconhecimento e identificação das emoções por meio de dispositivos móveis para crianças de 3 anos. Dessa forma, a pesquisa e o aplicativo, aqui apresentados, vêm ao encontro dessa necessidade. | - | 
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - | 
| Formato: dc.format | application/pdf | - | 
| Formato: dc.format | application/pdf | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência emocional | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | Competências Socioemocionais | - | 
| Título: dc.title | Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis | - | 
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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