Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Juliana Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:04:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:04:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80432 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80432 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio Zanlorenzi | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 29/08/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de registrar os saberes matemáticos presentes na prática sociocultural da Cantaria do distrito de Borda do Campo – Quatro Barras/PR. Para tanto, foram entrevistados dois canteiros/artistas, moradores da comunidade, que têm como ofício a prática da Cantaria, e por fim, registrada uma oficina de Cantaria, a fim de conhecer suas histórias, suas rotinas e seus saberes. As entrevistas foram realizadas e tratadas de acordo com os parâmetros metodológicos da História Oral, constituindo assim fontes históricas, discutidas à luz das práticas socioculturais e da etnomatemática. Espera-se que este trabalho possa preencher uma lacuna na área de pesquisa e contribua para dar visibilidade aos canteiros/artistas/quebradores de pedra do distrito de Borda do Campo, marcando, também na academia, seu lugar na história. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aimed to register the mathematical knowledge present in the sociocultural practice of stonework in Borda do Campo district – Quatro Barras/PR. To do so, two stonemasons/artists living in the community whose craft is the practice of stonework were interviewed and a stonework workshop was recorded, to know their stories, their routines, their knowledge. The methodological parameters of Oral History, thus constituting historical sources, and discussed in the light of sociocultural practices and ethnomathematics. It is hoped that this work can fill a gap in the research are and contribute to give visibility to the stonecutters/artists/stone breakers of the Borda do Campo district, also marking their place in history in academia. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatematica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Saberes matemáticos presentes nas práticas socioculturais da Cantaria do Distrito de Borda do Campo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: