Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Campagnaro, Ana Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:14:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:14:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80414 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80414 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Ricardo Monteiro | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho reflete o movimento de uma relação circundada em experiências formativas, tomando a vida profissional e acadêmica, mais precisamente a vivência neste curso de Especialização da autora, professora e pedagoga no município de Campo Largo-PR, enquanto reflexão da incompletude junto ao desejo de fazer um trabalho docente melhor, implicados à sua autoformação e interformação. Os fundamentos epistemológicos desenvolvidos pautam-se nos relatos como processo de expressão de si e de autoformação que, refletindo seu próprio movimento de aprendizagens, transforma-se e reverbera a sua própria transformação. Esse movimento vai dar vazão aos relatos aqui explicitados, onde meu cenário de Especialização, transforma-se no lócus de produção da minha trajetória, neste recorte profissional e do conhecimento em que estou implicada. Nesse sentido, acrescento que neste trabalho objetivo analisar as relações estabelecidas entre o início da Especialização e suas implicações com a educação, percebendo a necessidade de aprofundar a significação das vivências no processo de autoformação. A partir das narrativas da minha memória, reflito como o caminhar para si, as experiências e vivências interpessoais e as interações grupais se revelam por minha práxis. Este trabalho insere-se no desafio de mergulhar neste contexto, buscando nele marcas da vida cotidiana, dos acasos e situações que constitui a história de vida do sujeito desse estudo refletido e refletindo-se. Deste modo, o estudo adota postulações de pesquisadores da área (GARCÍA, 1999; ISAIA, 2007; MORIN 2000, JOSSO 2004 entre outros) para apresentar e entender a complexidade e importância da autoformação no ser docente. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (71 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoconhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Título: dc.title | Incompletude : o desejo de fazer um trabalho docente melhor | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: