Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sierra, Jamil Cabral, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Sopelsa, Aline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:09:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:09:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80396 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80396 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Jamil Cabral Sierra | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/09/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 146-151 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central investigar a relação entre censura a livros no período da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985) e as proibições/perseguições a livros de ficção e/ou educacionais, especialmente aqueles que abordam gênero e diversidade sexual, no contexto dos discursos ultraconservadores no sexênio 2016-2021. Como uma pesquisa qualitativa, esta dissertação se apoia nos Estudos de Gênero de perspectiva pós-estruturalista, nos estudos lésbicos, nos estudos foucaultianos, bem em autoras e autores que problematizam o período ditatorial no Brasil e seus entrelaçamentos com campo educacional. A vida e obra de Cassandra Rios, heterônimo de Odete Rios (1932-2002), e sua autobiografia MezzAmaro, Flores e Cassis (2000), se constituem no material empírico dessa pesquisa, servindo de base para as possíveis conexões entre passado e presente, já que seus livros, majoritariamente de temática lésbica, foram os mais proibidos à época da Ditadura Militar Brasileira. A "rainha dos malditos", como assim era chamada, também serve de elo para pensar como a abordagem a gênero e diversidade sexual em livros de ficção e/ou educacionais pode ser resistência na educação em tempos ultraconservadores. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work has as its center objective investigating the relation between censorship in the military dictatorship period in Brazil (1964-1985) and the prohibitions/persecution of fictional and educational books, specially those addressing gender and sexual diversity, in a context of ultraconservative discourses in the 2016-2021 sexennium. As a qualitative research, this dissertation based itself in the studies of gender in a post-structuralist perspective, the lesbian studies, foucauldian studies, and female and male authors who question the dictatorial period in Brazil and its connections with the education field. The life and work of Cassandra Rios, heteronym of Odete Rios (1932-2002), and her autobiography MezzAmaro, Flores e Cassis (2000), are used as this work's empirical materials, basing the possible connections between past and present, since her books, mainly discussing lesbian issues, were prohibited in the dictatorship period in Brazil. The "queen of the damned", as she was called, also is used as a link to think of how gender and sexual diversity in fictional and educational books can be adopted as resistance in education, in ultraconservative periods. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rios, Cassandra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura militar - 1964 - 1985 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escritores latino-americanos - Censura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros - Censura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lesbianismo | - |
Título: dc.title | Da censura aos livros de Cassandra Rios na ditadura militar ao ultraconservadorismo do sexênio 2016-2021 : relações entre gênero, educação e literatura | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: