Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fiorini, Adriana, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosado, Fábio Rogério, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Nathalia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Amanda dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:30:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:30:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80334 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80334 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Adriana Fiorini Rosado | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Fábio Rogério Rosado | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina,Curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : As abelhas da tribo Meliponini são importantes agentes polinizadores, evidenciando uma ação fundamental para preservação e manutenção vegetal, além de produzir o mel, um produto muito conceituado. O objetivo deste trabalho foi realizar a identificação da diversidade de fungos que estão associados ao corpo das determinadas espécies de abelhas Scaptotrigona bipunctata (Tubuna) e Tetragonisca angustula (Jataí), que podem atuar como carreadoras destes fungos. A coleta dessas abelhas foi realizada em duas diferentes colmeias de cada espécie, em quantidade de 10 abelhas por colmeia, sendo um cultivo privado, localizado no endereço rua 21 de abril número 1670, bairro Centro, no município de Palotina, Oeste do Paraná. As abelhas foram coletadas com o apoio de uma alça contendo uma rede na sua extremidade, elas foram armazenadas em tubos falcon estéreis e direcionadas para o laboratório de Microbiologia na Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina, onde foram adicionadas ao freezer para melhor manuseio das abelhas e distribuídas em placas de Petri contendo o meio de cultura Sabouraud e mantidas em estufas à temperatura de 28º C. A identificação ocorreu através da macromorfologia, micromorfologia das colônias isoladas e técnicas de biologia molecular. Foram identificados 8 gêneros de fungos da espécie de abelhas Scaptotrigona bipunctata (Tubuna) e 11 gêneros de fungos da espécie Tetragonisca angustula (Jataí), totalizando 15 gêneros identificados entre as duas espécies de abelhas | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abelhas sem ferrão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fungos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biotecnologia - Pesquisa | - |
Título: dc.title | Levantamento preliminar de fungos filamentosos associados a duas espécies de abelhas sem ferrão na Região Oeste do Estado do Paraná, Brasil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: