Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Correa, Adriane | - |
Autor(es): dc.creator | Kurpiel, Adriana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:13:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:13:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80300 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80300 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Professora Dra. Leziany Silveira Daniel | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 65-69 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A boa formação em leitura e escrita são metas da educação de modo geral, ao perceber a preocupação de todos os envolvidos, sobre a construção de conhecimentos envolvendo a leitura e a escrita de maneira significativa para o sujeito, este trabalho tem como objetivo refletir sobre o ato de ler e escrever no município de Araucária, a partir dos seus documentos de referências as Diretrizes Curriculares Nacionais, como também, os Projetos Políticos Pedagógicos. Sendo assim, a pesquisa se deu através da análise de dez projetos políticos pedagógico de dez escolas municipais da área urbana distintas sobre os aspectos de leitura e escrita. Desta maneira, o presente trabalho elucida como Araucária conceitua a leitura, a escrita, a alfabetização e a linguagem, como também, quais são os teóricos que fundamentam esses conceitos, bem como se aplica metodologicamente esses conceitos, a partir de seus documentos orientadores, os Projetos Políticos Pedagógicos. Ao fim, é possível concluir que o munícipio possui discussões relevantes de conceitos e metodologias, mas os projetos políticos pedagógicos traduzem a identidade da escola e devem ir além das discussões de conceitos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : Proper training in reading and writing are the goals of general education to understand the concern of everyone involved, on building skills involving reading and writing significantly to the subject, this paper aims to reflect on the act of reading and writing in Araucária, from their documents reference the National Curriculum, as well as guidelines, Political Pedagogical Project. Thus, the search was made through the analysis of ten pedagogical political projects ten different public schools in urban area on aspects of reading and writing. This way, this study elucidates how Araucária conceptualizes reading, literacy and language, but also, which are the theoretical underpinning these concepts, and methodologically apply these concepts, from its guiding documents, the Political Pedagogical Project. At the end, we conclude that the municipality has relevant discussions of concepts and methodologies, but the pedagogical projects reflect the political identity of the school and must go beyond discussions of concepts | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Erudição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto pedagógico - Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas municipais - Araucária (PR) | - |
Título: dc.title | A importância do ato de ler e escrever nas séries iniciais do ensino fundamental no município de Araucária | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: