Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira Junior, Setembrino Soares, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Pimentel, Andrey Ricardo, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Jonny Ernani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:08:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:08:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80208 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80208 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Professor MS. Setembrino Soares Ferreira Junior. | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Professor Dr. Andrey Ricardo Pimentel | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Informática. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 50 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O arcabouço das ações administrativas e acadêmicas, na estratégia de condução e comportamento dos processos que se desenvolvem em uma instituição de ensino superior pública, constitui um tema bastante complexo. Por outro lado, entende-se que todas as atividades operacionais têm em seu conteúdo a interação de dados e informações de cunho pragmático, sólido, e com ações interligadas do ponto de vista de execução. O objetivo deste trabalho consiste na tentativa de elaborar uma monografia que traga a visibilidade de parte de muitos serviços ou tarefas que surgem na operacionalidade das atividades de cunho prático. Nasceu evidentemente de propostas de orientadores do curso de Especialização em gestão da informação, na ótica de atendimento de uma monografia sobre as atividades de emissão de diplomas por uma instituição pública de ensino superior, nas expectativas que demonstramos neste trabalho. Contribuições e Estratégias. Não obstante, algumas estatísticas e indicadores, na sua realidade demonstram as situações básicas rotineiras das atenções que se dão ao público, portador de seus títulos, a qual as instituições, produzem em seus ambientes as normas e as complexidades na feitura e na outorga da diplomação. Vários fatores nesta teia administrativa se formularão a partir de políticas de planejamento e métodos. Dentro da Metodologia, procurou-se atender a questão pragmática, entrevistas com os servidores das várias repartições públicas na instituição, com perguntas e indução de dados, como respostas dos temas abordados neste trabalho. Ficou claro, por exemplo, que em toda a estrutura de diplomação existem falhas de naturezas distintas. Desde o treinamento dos servidores até a confecção de diplomas. E neste sentido, a ideia é uma reformulação de estratégias e planejamento na emissão e na colação de grau, como subsídios, literaturas já existentes sobre esta questão e com os meios digitais e equipamentos computacionais, e juntamente com algoritmos de precisão na elaboração inicial, meio e fim desta jornada administrativa intelectual. Aborda-se neste nesta questão, sem sombra de dúvidas a dinamização dos sistemas de arquivamento, levantamentos, precisão de documentos, avaliações de aproveitamento no decorrer da vida acadêmica discente e do formando. Sugere-se então um SIE apto e rápido na construção da diplomação e do acompanhamento estudantil, como também na esfera docente e técnico-administrativa. Evidentemente dentro da ótica de custos, receitas e benefícios. Recomendação de um aplicativo para o controle de fluxo de processos e dinâmica de pesquisa. Por exemplo, o Workflow. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The framework of academic and administrative actions in the implementation strategy and behavior of the processes developed in an education institute is a rather complex issue. Moreover, it is understood that all operational activities have in their content the interaction among data and information of a solid and pragmatic nature and coordinated actions from the execution aspect. The objective of this Academic work consists on the challenge of elaborate a monograph which brings the visibility of many of services or tasks that are brought from the operational activities in practice. It had grown from Information Management Processor proposes, on the way of assisting a monography about certificates issues by a public University, expected to be shown on this work contribution and strategies. Not enough, some statistics and indicators, on its reality ca show in routine situations and attention given to the public, handing its titles, witch institutions, great on their own environment its rules and complexity on elaboration and of is certification. Different factors on this administrative network will be formulate from policies and planning policies and methodology. Within this methodology, was the seek to answer this pragmatic question, interviews with servants from several public in the institution, question, and data prompt, as response for questions approached on this work. It is obvious, for example, in every diplomation structure there are failures from distinct sources. From the servants trainings until the (diplomas or certificates) issue. On this way, the idea is to refurbish the strategies and plans on the diplomas issue and graduation, the supporting literature existents about this theme and the digitals gadgets, and exactly with algorithms de precision on the initial to make, intermediate and in the end of this intellectual administrative journey. We accost in this point, without doubts the dynamization of the filing of the systems, rising, documents accuracy, evaluations of the good use of the knowledge during the alumni and the lecturer academic life. We suggest then o SIE apt and quick on the certification development and the alumni follow up, as well on the sphere docent and administrative. Apparently within the costs view, profits and benefits. Reference of app for control flow process and dynamic of research, example Workflow. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secretárias escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graus acadêmicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Título: dc.title | Elementos de apoio à emissão de diplomas por uma secretaria de curso de graduação em uma instituição pública de ensino superior : contribuições e estratégias | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: