Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ruggi, Lennita Oliveira, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Kathyuska Mielnik de | - |
Autor(es): dc.creator | Schroder, Clarissa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80204 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80204 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa Msc Lennita Ruggi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 60-61 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho visa discutir o papel da escola de acordo com o olhar do jovem, especialmente jovens do 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba situada em um bairro nobre da cidade com fluxo intenso de estudante de bairros periféricos. Lançando mão de recursos, como observação etnográfica, questionários e entrevistas, buscamos compreender o pensamento destes jovens, seus questionamentos sobre a escola de uma turma de Ensino Médio diurno. Tomamos como referenciais teóricos diversos autores tais como Pedro Bodê de Moraes, Abramovay, Sallas, Juarez Dayrell, um documentário "La Educacion Prohibida" e para elucidar as técnicas metodológicas recorremos ao auxilio deRegina Magalhães de Souza. Concluímos, por fim, que a escola atual esta muito longe de ser significativa ao jovem que nela se encontra. Visto que o valor principal dado ao Ensino Médio pelos adolescentes em virtude da descaracterização de sua função original de oferecer acesso ao conhecimento cientifico, elaborado pela humanidade, tem sido furtado pela cobrança desmedida de um comportamento idealizado que faz com que o/a jovem se desinteresse por esta escola e se comporte de forma indiferente dentro deste espaço. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Curitiba (PR) | - |
Título: dc.title | "Eu sou fico aqui, porque eu sei que eu tenho que terminar" : considerando a opinião do jovem ao se pensar o cotidiano do ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: