Reflexões sobre a seleção das práticas de uma professora alfabetizadora da rede municipal de ensino de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnoblauch, Adriane, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorAzambuja, Maria Eduarda Ramos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:14:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:14:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80161-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80161-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profª Dra. Adriane Knoblauch-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: P. 51-
Descrição: dc.descriptionResumo : Pesquisa sobre as práticas de uma professora alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, questionando como seleciona suas práticas, como se orienta para selecioná-las e como isso reflete na sua prática. Para respondê-los foi necessário realizar o acompanhamento de uma professora alfabetizadora, através da abordagem qualitativa. Utilizamos do discurso sobre alfabetização produzido na década de 1980, com três recordes principais nas contribuições de Vigotsky, Emilia Ferreiro e Magda Soares, para construir o panorama teórico da pesquisa, permitindo refletir sobre as práticas encontradas no estudo de caso realizado. Concluímos que há práticas condizentes com referencial teórico, como: construção coletiva da escrita, trabalho contextualizado e a possibilidade de tentativas de escrita por parte das crianças e, também, uma professora que seleciona suas práticas influenciada pela sua formação, por suas concepções pessoais e pelas observações que faz do aprendizado de seus alunos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessoras-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Aprendizagem-
Título: dc.titleReflexões sobre a seleção das práticas de uma professora alfabetizadora da rede municipal de ensino de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.