Isto ou aquilo : alfabetização em Curitiba: o que dizem os documentos curriculares (1991- 2006)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnoblauch, Adriane, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorSilva, Priscila Kauana da-
Autor(es): dc.creatorPudelco, Marilize Cristiane Nogas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:20:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:20:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80160-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80160-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Adriane Knoblauch-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 41-43-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho de conclusão de curso se propõe a analisar os materiais curriculares do município de Curitiba, especificamente para a área de alfabetização, a saber: Currículo Básico 1991, Currículo Básico da Rede Municipal de Ensino de Curitiba 1994, Diretrizes Curriculares – O Currículo em Construção 2001 – 2004 e Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba 2006 Vol. 3 Cap. 8. O objetivo do trabalho foi compreender permanências e alterações nas orientações curriculares para as práticas alfabetizadoras. A análise desse material será confrontada, na medida do possível, com aspectos observados na prática escolar em diferentes momentos de nossa formação, tais como estágio obrigatório em educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas atividades desenvolvidas por nós no PIBID Pedagogia. Os principais resultados alcançados por nós indicam que parece haver uma polarização entre os documentos, ora indicando com mais ênfase o trabalho com o texto e ora com as unidades menores da escrita. Tal polarização pode causar interpretações equivocadas para as práticas alfabetizadoras.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Título: dc.titleIsto ou aquilo : alfabetização em Curitiba: o que dizem os documentos curriculares (1991- 2006)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.