
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Knoblauch, Adriane, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Priscila Kauana da | - |
| Autor(es): dc.creator | Pudelco, Marilize Cristiane Nogas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:20:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:20:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80160 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80160 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Adriane Knoblauch | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 41-43 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho de conclusão de curso se propõe a analisar os materiais curriculares do município de Curitiba, especificamente para a área de alfabetização, a saber: Currículo Básico 1991, Currículo Básico da Rede Municipal de Ensino de Curitiba 1994, Diretrizes Curriculares – O Currículo em Construção 2001 – 2004 e Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba 2006 Vol. 3 Cap. 8. O objetivo do trabalho foi compreender permanências e alterações nas orientações curriculares para as práticas alfabetizadoras. A análise desse material será confrontada, na medida do possível, com aspectos observados na prática escolar em diferentes momentos de nossa formação, tais como estágio obrigatório em educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas atividades desenvolvidas por nós no PIBID Pedagogia. Os principais resultados alcançados por nós indicam que parece haver uma polarização entre os documentos, ora indicando com mais ênfase o trabalho com o texto e ora com as unidades menores da escrita. Tal polarização pode causar interpretações equivocadas para as práticas alfabetizadoras. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Título: dc.title | Isto ou aquilo : alfabetização em Curitiba: o que dizem os documentos curriculares (1991- 2006) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: