Notações numéricas na educação infantil : produções de crianças pré-escolares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAgranionih, Neila Tonin, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSemann, Mayara Cristyna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:40:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:40:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80159-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80159-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Neila Tonin Agranionih.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 48-
Descrição: dc.descriptionResumo : Nesse trabalho nos propomos a identificar e analisar escritas numéricas produzidas por crianças pré-escolares, que chamamos de "notações numéricas" em diferentes situações que envolvem números. Mais especificamente, propomo-nos a identificar diferenças nas notações produzidas pelas crianças em situações que envolvam número como memória da quantidade, expressão de grandeza e código. Os autores que fundamentaram o trabalho foram Anne Sinclair (1990), Nora Scheuer (2010), Bárbara Brizuela (2006 e 2013), Ocsana Danyluk (1998), Panizza (2006), García e outros (1999). As notações que apareceram no decorrer da pesquisa foram categorizadas de acordo com pesquisas de Danyluk (1998), sendo elas: um número, número espelhado, desenho ligado à forma do objeto, desenho sem semelhança como objeto, número e desenho, letras e números, série de números. Verificamos outra forma de notação que categorizamos como número invertido. Ao buscar verificar diferenças entre as notações produzidas pelas crianças observamos que estas não são significativas em relação às funções do número. Existem diferenças nas notações de uma mesma criança em diferentes situações didáticas propostas, mas não necessariamente estão relacionadas à função do número ao que se refere. Percebemos ainda que as notações produzidas pelo grupo, independente da situação didática proposta estão próximas ao sistema numérico convencional.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEspontaneidade (Traço da personalidade)-
Título: dc.titleNotações numéricas na educação infantil : produções de crianças pré-escolares-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.