
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Agranionih, Neila Tonin, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Semann, Mayara Cristyna | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:40:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:40:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80159 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80159 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Neila Tonin Agranionih. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 48 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Nesse trabalho nos propomos a identificar e analisar escritas numéricas produzidas por crianças pré-escolares, que chamamos de "notações numéricas" em diferentes situações que envolvem números. Mais especificamente, propomo-nos a identificar diferenças nas notações produzidas pelas crianças em situações que envolvam número como memória da quantidade, expressão de grandeza e código. Os autores que fundamentaram o trabalho foram Anne Sinclair (1990), Nora Scheuer (2010), Bárbara Brizuela (2006 e 2013), Ocsana Danyluk (1998), Panizza (2006), García e outros (1999). As notações que apareceram no decorrer da pesquisa foram categorizadas de acordo com pesquisas de Danyluk (1998), sendo elas: um número, número espelhado, desenho ligado à forma do objeto, desenho sem semelhança como objeto, número e desenho, letras e números, série de números. Verificamos outra forma de notação que categorizamos como número invertido. Ao buscar verificar diferenças entre as notações produzidas pelas crianças observamos que estas não são significativas em relação às funções do número. Existem diferenças nas notações de uma mesma criança em diferentes situações didáticas propostas, mas não necessariamente estão relacionadas à função do número ao que se refere. Percebemos ainda que as notações produzidas pelo grupo, independente da situação didática proposta estão próximas ao sistema numérico convencional. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espontaneidade (Traço da personalidade) | - |
| Título: dc.title | Notações numéricas na educação infantil : produções de crianças pré-escolares | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: