Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Knoblauch, Adriane, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Mondardo, Giselly Cristini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:11:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:11:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80153 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80153 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Drª Adriane Knoblauch. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 39-40 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo identificar quem são os estudantes de pedagogia da UFPR que ingressaram em 2012, mapear as disposições para a docência que já foram incorporadas por eles na trajetória anterior à formação inicial, e entender deque forma essas disposições interferem no processo da aprendizagem docente. A partir do conceito de habitus e dos diferentes capitais indicados por Pierre Bourdieu, foram construídos e aplicados em diferentes momentos dois questionários, além da realização de entrevistas com algumas alunas. A análise dos dados indica que o curso é majoritariamente composto por mulheres jovens, provenientes de famílias numerosas, com baixa aquisição de capital cultural e econômico. Quanto às disposições, foram identificados três grupos com olhares distintos sobre os fins da educação, sendo os extremos alunos com visão utópica e visão afetiva. As análises aqui presentes reforçam que a aprendizagem da docência tem início na educação básica. Ainda, indica que o habitus de origem articula-se à formação inicial, sugerindo que a aprendizagem da docência resulta de fatos, normalmente escolares, ocorridos durante a infância | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Formação inicial e disposições para a docência | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: