Formação inicial e disposições para a docência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnoblauch, Adriane, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorMondardo, Giselly Cristini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:11:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:11:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80153-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80153-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Drª Adriane Knoblauch.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 39-40-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa teve como objetivo identificar quem são os estudantes de pedagogia da UFPR que ingressaram em 2012, mapear as disposições para a docência que já foram incorporadas por eles na trajetória anterior à formação inicial, e entender deque forma essas disposições interferem no processo da aprendizagem docente. A partir do conceito de habitus e dos diferentes capitais indicados por Pierre Bourdieu, foram construídos e aplicados em diferentes momentos dois questionários, além da realização de entrevistas com algumas alunas. A análise dos dados indica que o curso é majoritariamente composto por mulheres jovens, provenientes de famílias numerosas, com baixa aquisição de capital cultural e econômico. Quanto às disposições, foram identificados três grupos com olhares distintos sobre os fins da educação, sendo os extremos alunos com visão utópica e visão afetiva. As análises aqui presentes reforçam que a aprendizagem da docência tem início na educação básica. Ainda, indica que o habitus de origem articula-se à formação inicial, sugerindo que a aprendizagem da docência resulta de fatos, normalmente escolares, ocorridos durante a infância-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleFormação inicial e disposições para a docência-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.