Fatores que interferem com a implementação do programa Mais Educação em São José dos Pinhais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Doralice Lange de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorSouza, Ana Paula Prestes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:09:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:09:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80148-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80148-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Doralice Lange de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionResumo : o Programa Mais Educaçào, lançado em 2007 pelo Governo FederaI, se constitui urna recente iniciativa de educaçào integraI em tempo integraI no Brasil. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo identificar as principais barreiras e facilitadores para a implantaçào e participaçào das crianças no Programa Mais Educaçào, em escolas do municipio de Sào José dos Pinhais - PRo A pesquisa foi qualitativa, de cunho explorat6rio e a coleta dos dados foi feita por meio de observaçòes assistematicas e entrevistas semi-estruturadas. Foram incluidas no estudo très escolas do municipio de Sào José dos Pinhais que possuem o Pro grama Mais Educaçào. Entrevistamos a coordenadora do Programa Mais Educaçào no municipio, quatro coordenadoras do Pro grama Mais Educaçào nas escolas, urna professora, seis estagiarias, urna monitora voluntana e onze crianças que participam do pro grama. A anaIise dos dados foi feita com base na Teoria Fundamentada .. Concluimos que os principais facilitadores para a implantaçào e participaçào das crianças no Programa Mais Educaçào sào: apoio da prefeitura do municipio; apoio das coordenadoras do pro grama e de parte dos profissionais das escolas; materiais disponibilizados pelo programa; apoio dos pais das crianças participantes; espaço seguro e acolhedor do programa; oportunidades oferecidas pelo programa; atividades diferenciadas e diversificadas; socializaçào e alimentaçào. As principais barreiras sào: falta de espaço fisico para o desenvolvimento das atividades; falta de pessoal para trabalhar no pro grama; falta de preparaçào e comprometimento por parte dos monitores e estagilirios; falta de capacitaçào para os profissionais que trabalham no pro grama; nào aceitaçào do pro grama por parte de escolas e de alguns professores; comportamento de algurnas crianças; obrigatoriedade de atividades que as crianças nào gostam; dificuldade por parte da prefeitura para se estabelecer parcerias. As principais sugestòes para a melhoria do programa sào: maior envolvimento por parte da comunidade e a efetivaçào do pro grama enquanto politica de Estado e como parte do projeto politico pedag6gico das escolas. Mais pesquisas sào necessarias para subsidiar o desenvolvimento de programas de educaçào integraI em tempo integraI para que se possa minimizar barreiras e potencializar facilitadores para a implementaçào dos mesmos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas municipais-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Título: dc.titleFatores que interferem com a implementação do programa Mais Educação em São José dos Pinhais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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