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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Souza, Doralice Lange de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Ana Paula Prestes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:09:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:09:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80148 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80148 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Doralice Lange de Souza | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física. | - |
Descrição: dc.description | Resumo : o Programa Mais Educaçào, lançado em 2007 pelo Governo FederaI, se constitui urna recente iniciativa de educaçào integraI em tempo integraI no Brasil. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo identificar as principais barreiras e facilitadores para a implantaçào e participaçào das crianças no Programa Mais Educaçào, em escolas do municipio de Sào José dos Pinhais - PRo A pesquisa foi qualitativa, de cunho explorat6rio e a coleta dos dados foi feita por meio de observaçòes assistematicas e entrevistas semi-estruturadas. Foram incluidas no estudo très escolas do municipio de Sào José dos Pinhais que possuem o Pro grama Mais Educaçào. Entrevistamos a coordenadora do Programa Mais Educaçào no municipio, quatro coordenadoras do Pro grama Mais Educaçào nas escolas, urna professora, seis estagiarias, urna monitora voluntana e onze crianças que participam do pro grama. A anaIise dos dados foi feita com base na Teoria Fundamentada .. Concluimos que os principais facilitadores para a implantaçào e participaçào das crianças no Programa Mais Educaçào sào: apoio da prefeitura do municipio; apoio das coordenadoras do pro grama e de parte dos profissionais das escolas; materiais disponibilizados pelo programa; apoio dos pais das crianças participantes; espaço seguro e acolhedor do programa; oportunidades oferecidas pelo programa; atividades diferenciadas e diversificadas; socializaçào e alimentaçào. As principais barreiras sào: falta de espaço fisico para o desenvolvimento das atividades; falta de pessoal para trabalhar no pro grama; falta de preparaçào e comprometimento por parte dos monitores e estagilirios; falta de capacitaçào para os profissionais que trabalham no pro grama; nào aceitaçào do pro grama por parte de escolas e de alguns professores; comportamento de algurnas crianças; obrigatoriedade de atividades que as crianças nào gostam; dificuldade por parte da prefeitura para se estabelecer parcerias. As principais sugestòes para a melhoria do programa sào: maior envolvimento por parte da comunidade e a efetivaçào do pro grama enquanto politica de Estado e como parte do projeto politico pedag6gico das escolas. Mais pesquisas sào necessarias para subsidiar o desenvolvimento de programas de educaçào integraI em tempo integraI para que se possa minimizar barreiras e potencializar facilitadores para a implementaçào dos mesmos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas municipais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
Título: dc.title | Fatores que interferem com a implementação do programa Mais Educação em São José dos Pinhais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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