
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Juliana Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Amariz, Francesca Maranho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:13:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:13:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80146 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80146 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profª Drª Catarina Moro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 43-46 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Neste trabalho abordamos a importância da brincadeira de faz-de-conta no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil de 3 a 6 anos. Entendemos esse assunto como fatores primordiais a ser compreendido e trabalhado por professores, para que se perca a visão de que a brincadeira é apenas um divertimento para a criança e por esse motivo, tem ficado em segundo plano. Serão abordados em alguns capítulos elementos que caracterizam brincadeiras de faz-de-conta e sua importância na educação infantil, contando com a participação direta dos professores e educadores que com esse trabalho, descobrimos ser fundamental nesse processo, proporcionando espaços que facilitam em maior âmbito a aprendizagem das crianças através da brincadeira, pois através dessa, desenvolve-se a criatividade, a capacidade de tomar decisões e ajuda no desenvolvimento motor da criança. Consideramos autores consagrados como Vygotsky e Brougère e autores atuais que trazem mais informações sobre o tema como Bondioli, Moyles e Kishimoto | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This study talks about the importance of playing make-believe in the development of children in early childhood education for 3 to 6 years. We understand this issue as key factors to be understood and worked by teachers for losing the view that the game is only fun for the child and therefore has stayed in the background. Some elements will be addressed in some chapters that characterize spontaneous make-belive and their importance in children’s education, with the direct participation of teachers and educators who work with that have found to be essential in this process by providing spaces that facilitate a greater scope of learningchildren through play because through it develops creativity, the ability to make decisions and help in motor development of the child. To accomplish this research we consider renowned authors as Vygotsky and Brougère and current authors who bring more information on the subject as Bondioli, Moyles and Kishimoto. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capacidade motora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
| Título: dc.title | Brincar para que? : as implicações da brincadeira de faz-de-conta na Educação Infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: