Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Keim, Ernesto Jacob, 1947- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Caviquioli, Marsirlei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:29:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:29:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80132 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80132 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Ernesto Jacob Keim | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como foco debater a questão advinda da dificuldade de estudantes terem pouca motivação e dificuldade para lerem obras clássicas de literatura mundial. Para tal foi selecionado o clássico literário Asterix – A Galera de Obelix de Albert Uderzo e René Goscinny como referencial de análise. O propósito do trabalho é elucidar a importância da leitura dos clássicos literários, como uma fonte inesgotável para compreensão de expressões da questão social atual. Nesse sentido a busca se referenda na compreensão de como a linguagem utilizada num texto escrito, considerado como um clássico, tem marcas referendadas nas representações de Henry Lefebvre e no reconhecimento de Axel Honneth. Para alcançar esse propósito a investigação buscou identificar como a obra conduz o leitor de um texto clássico, para um olhar além do real aparente. A pesquisa pretendeu também demonstrar, por meio da obra selecionada, como a linguagem possibilita uma análise do real, por meio das locuções históricas, sociais, culturais e políticas que constituem a narrativa utilizada, de forma a que o leitor se sinta representado e se reconheça como parte ou como identificado com o tema tratado. A investigação considera como premissa a possibilidade de que o ser humano é social por natureza, e por isso estabelece sintonias que caracterizam representações e reconhecimentos. Dessa forma a pesquisa considera também que as expressões sociais, que caracterizam a sociedade, por meio das interações entre as diferentes e diversas linguagens, têm origem histórica, e para entendê-las, a leitura de obras literárias clássicas podem contribuir para que o leitor faça uma análise retrospectiva, que contribua para consolidar e fortalecer, sentido e sentimento de pertencimento planetário e vida emancipada. No processo investigativo, na perspectiva dos pressupostos específicos referentes à literatura, conforme abordagem de ciência própria para pesquisa teórica e documental, foram debatidos autores como Avram Noam Chomsky e Terry Eagleton, que referendaram a concepção de linguagem para investigar clássicos literários. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (23 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso - Historia em quadrinhos | - |
Título: dc.title | Concepção de linguagem baseada em reconhecimento e representação tendo Asterix como referencial de análise | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: