Concepção de linguagem baseada em reconhecimento e representação tendo Asterix como referencial de análise

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Autor(es): dc.contributorKeim, Ernesto Jacob, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorCaviquioli, Marsirlei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:29:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:29:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80132-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80132-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ernesto Jacob Keim-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem como foco debater a questão advinda da dificuldade de estudantes terem pouca motivação e dificuldade para lerem obras clássicas de literatura mundial. Para tal foi selecionado o clássico literário Asterix – A Galera de Obelix de Albert Uderzo e René Goscinny como referencial de análise. O propósito do trabalho é elucidar a importância da leitura dos clássicos literários, como uma fonte inesgotável para compreensão de expressões da questão social atual. Nesse sentido a busca se referenda na compreensão de como a linguagem utilizada num texto escrito, considerado como um clássico, tem marcas referendadas nas representações de Henry Lefebvre e no reconhecimento de Axel Honneth. Para alcançar esse propósito a investigação buscou identificar como a obra conduz o leitor de um texto clássico, para um olhar além do real aparente. A pesquisa pretendeu também demonstrar, por meio da obra selecionada, como a linguagem possibilita uma análise do real, por meio das locuções históricas, sociais, culturais e políticas que constituem a narrativa utilizada, de forma a que o leitor se sinta representado e se reconheça como parte ou como identificado com o tema tratado. A investigação considera como premissa a possibilidade de que o ser humano é social por natureza, e por isso estabelece sintonias que caracterizam representações e reconhecimentos. Dessa forma a pesquisa considera também que as expressões sociais, que caracterizam a sociedade, por meio das interações entre as diferentes e diversas linguagens, têm origem histórica, e para entendê-las, a leitura de obras literárias clássicas podem contribuir para que o leitor faça uma análise retrospectiva, que contribua para consolidar e fortalecer, sentido e sentimento de pertencimento planetário e vida emancipada. No processo investigativo, na perspectiva dos pressupostos específicos referentes à literatura, conforme abordagem de ciência própria para pesquisa teórica e documental, foram debatidos autores como Avram Noam Chomsky e Terry Eagleton, que referendaram a concepção de linguagem para investigar clássicos literários.-
Formato: dc.format1 recurso online (23 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos na educação-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso - Historia em quadrinhos-
Título: dc.titleConcepção de linguagem baseada em reconhecimento e representação tendo Asterix como referencial de análise-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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