A violência nas séries finais do ensino fundamental sob a ótica dos professores da de pública e rede privada de ensino de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Luciane Paiva Alves de, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Educação Física Escolar-
Autor(es): dc.creatorGraunke, Danusa Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:25:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:25:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80125-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80125-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Luciane Paiva Alves de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Educação Física Escolar-
Descrição: dc.descriptionResumo: A violência protagonizada pelos jovens nas escolas é uma realidade inegável, sendo cada vez mais evidente em nossa sociedade, fenômeno que vem aumentando consideravelmente. O objetivo dessa pesquisa é a identificação e a análise da percepção dos professores de séries finais do ensino fundamental, ou seja, as antigas 7a e 8a séries, sobre a violência nas escolas e suas causas. Para isso a pesquisa trata o tema violência como conceito amplo, abrangendo também as dimensões sócio-culturais do problema. Realizou-se primeiramente uma revisão de literatura abordando os seguintes tópicos: conceito de violência, violência na escola, violência x classe social e violência x indisciplina. Utilizou-se na metodologia um questionário com sete questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado à professores que atuavam na rede pública e na rede privada. Segundo os docentes a violência manifesta-se de diversas formas dentro da escola. As diferenças nas respostas obtidas entre a escola pública e a escola privada foram inegáveis. Na escola pública a porcentagem de reclamações foi evidentemente maior do que da escola privada. Contudo, o objetivo não foi o de afirmar que uma ou outra escola é melhor e sim mostrar a realidade social em que vivemos.-
Formato: dc.format36 f. : il. color., grafs. tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationTambém disponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectViolencia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Aspectos sociais-
Título: dc.titleA violência nas séries finais do ensino fundamental sob a ótica dos professores da de pública e rede privada de ensino de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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