
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rolkouski, Emerson, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
| Autor(es): dc.creator | Diniz, Matheus Augusto Bannack | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:28:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:28:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80065 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80065 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 23/08/2022 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho teve como objetivo entender de que maneira professores de Matemática do ensino médio usam os livros didáticos de Matemática em sua prática docente e quais são suas perspectivas em relação à utilização desse recurso. Buscou-se, nesse sentido, perceber sua relação com eles, destacando aspectos positivos e elencando eventuais dificuldades enfrentadas quando se trata do uso desse tipo de material didático. Levantamos, também, se os docentes fazem adaptações nesses materiais ou se os usam exatamente como são propostos pelos autores e pelas editoras. Para tanto, foram entrevistados quatro professores de Matemática do ensino médio que, em 2020, utilizaram livros aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Valemo-nos de referenciais teóricos que nos auxiliaram na construção desejada - principalmente quando tratamos das atividades de design. Os dados obtidos foram categorizados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio da ATD, surgiram quatro categorias que foram analisadas: o LDM como ferramenta de apoio, dependência do LDM, avaliação do LDM e modificações feitas pelos professores no LDM. Acredita-se que os resultados encontrados possam contribuir para aqueles que se dedicam à escrita de materiais didáticos e aos pesquisadores interessados no tema. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study aimed to understand in which way mathematics high school teachers use textbooks in their teaching practice, as well as their perspectives on this resource. We sought to comprehend the teacher's relationship with it, highlighting positive aspects and listing possible difficulties faced during the use of courseware. We also researched if the teachers made adaptations or used the materials exactly as they were proposed by the authors and publishers. To this end, four high school mathematics teachers who used textbooks approved by the National Textbook Program (Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD) in 2020 were interviewed. We used theoretical references that helped us with the intended construction - especially when dealing with design activities. The data obtained were categorized through Discursive Textual Analysis. Through the ATD, four categories were analysed: the LDM as a support tool, dependence on the LDM, evaluation of the LDM and modifications made by teachers in the LDM. It is expected that the results found may contribute to those who are dedicated to writing textbooks and courseware and to researchers interested in this topic. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | Livro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: