
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Campos, Wagner Estelita, 1910-1979 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Dyck, Vanessa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80053 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80053 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Wagner de Campos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Estudos mostram que a aquisição precoce de comportamentos de risco á saúde (baixo nível de atividade física, consumo de tabaco, de bebidas alcoólicas, maus hábitos alimentares e comportamentos sedentários) tem apresentado altas prevalências de doenças crônicas não transmissíveis entre adolescentes. Poucos estudos são encontrados em relação a atividade física e saúde em zonas rurais. O estudo objetiva identificar através de dados descritivos a prevalência de adoção de comportamentos de risco da prática insuficiente de atividade física, do consumo de tabaco, bebida alcoólica, hábitos sedentários e nutrição em adolescentes da Colônia Witmarsum. Objetiva-se além disso analisar se há diferença entre os sexos e se a associação da prática habitual de atividade física, adoção de comportamentos de risco a saúde com fatores de risco metabólicos. O estudo transversal obteve uma amostra de 151 adolescentes entre 13 e 17,9 anos, respondendo a um questionário sobre comportamentos de risco a saúde e nível de atividade física e socioeconômico. As análises estatísticas foram realizadas com o programa SPSS 21.0 assumindo o nível de significância de p<0,05. Dentro da amostra, 58,3% dos adolescentes pertencem ao nível socioeconômico C, D e E, 93% são não fumantes, 90% não utilizam bebida alcoólica, 70% tem padrão alimentar de consumo de colesterol adequado. Dentre os participantes 55% dos adolescentes são ativos, porem 87,4% possuem hábitos de tela de mais de duas horas por dia. Não ocorreu diferença significativa entre os meninos e as meninas e houve associação significativa entre a atividade física leve e nutrição e o tabagismo e etilismo. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidade rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saude - Aspectos sociais | - |
| Título: dc.title | Comportamentos de risco à saúde : associação com atividade física e tempo de tela em adolescentes da Colônia Witmarsum - PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: