A visibilidade do aluno daltônico na escola do ensino fundamental I, no municipio de Matinhos

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Autor(es): dc.contributorGernet, Marcos de Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorGruchouskei, Suzane Salete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:24:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:24:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80042-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80042-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marcos de Vasconcellos Gernet-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho aborda o daltonismo, uma disfunção visual que altera a percepção das cores. Discorre também sobre a falta de visibilidade do aluno daltônico no Ensino Fundamental I, e apresenta o nível de conhecimento sobre essa deficiência. A partir de uma pesquisa realizada com 45 profissionais da educação, na Escola Municipal Pastor Elias Abraão, no município de Matinhos, foi percebida a necessidade de maior abordagem no assunto, pois o daltonismo parece ser negligenciado nos bancos acadêmicos e formações continuadas. Como consequência do desconhecimento do educador, muitas crianças passam pelo processo de educação básica sem um diagnóstico para a sua deficiência. Com o intuito de somar, foi realizado um minicurso nesta escola, na tentativa de esclarecer dúvidas e capacitar os participantes para o reconhecimento de tal condição. Capacitações como esta se mostram de grande importância, pois a escola pode perceber os sinais de alerta nas crianças e solicitar o encaminhamento para os profissionais de saúde. Também abordou-se a necessidade da inclusão do daltonismo como deficiência visual, para assim ser considerado nas políticas públicas de educação especial e inclusiva, diminuindo as lacunas na formação destes indivíduos.-
Formato: dc.format1 recurso online (29 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDaltonismo-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência visual - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Política pública-
Título: dc.titleA visibilidade do aluno daltônico na escola do ensino fundamental I, no municipio de Matinhos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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