Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gernet, Marcos de Vasconcellos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Gruchouskei, Suzane Salete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:24:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:24:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/80042 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80042 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcos de Vasconcellos Gernet | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho aborda o daltonismo, uma disfunção visual que altera a percepção das cores. Discorre também sobre a falta de visibilidade do aluno daltônico no Ensino Fundamental I, e apresenta o nível de conhecimento sobre essa deficiência. A partir de uma pesquisa realizada com 45 profissionais da educação, na Escola Municipal Pastor Elias Abraão, no município de Matinhos, foi percebida a necessidade de maior abordagem no assunto, pois o daltonismo parece ser negligenciado nos bancos acadêmicos e formações continuadas. Como consequência do desconhecimento do educador, muitas crianças passam pelo processo de educação básica sem um diagnóstico para a sua deficiência. Com o intuito de somar, foi realizado um minicurso nesta escola, na tentativa de esclarecer dúvidas e capacitar os participantes para o reconhecimento de tal condição. Capacitações como esta se mostram de grande importância, pois a escola pode perceber os sinais de alerta nas crianças e solicitar o encaminhamento para os profissionais de saúde. Também abordou-se a necessidade da inclusão do daltonismo como deficiência visual, para assim ser considerado nas políticas públicas de educação especial e inclusiva, diminuindo as lacunas na formação destes indivíduos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (29 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Daltonismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência visual - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Política pública | - |
Título: dc.title | A visibilidade do aluno daltônico na escola do ensino fundamental I, no municipio de Matinhos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: