O espaço da escola como um espaço de esporte e lazer : um estudo de caso da Escola Municipal Maria Marli Piovesan

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRechia, Simone, 1964--
Autor(es): dc.contributorTschoke, Aline, 1985--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorTardivo, Thais Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:12:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:12:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80038-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80038-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Simone Rechia-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Aline Tschoke-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo parte-se do pressuposto que a escola passou a ser na sociedade moderna um dos espaços privilegiados para que as crianças possam experienciar a dimensão lúdica. Nesse sentido, irá problematizar quais as possibilidades e formas de apropriação dos espaços lúdicos dentro da escola, fora do período formal de aula, na escola Municipal Maria Marli Piovezan. Tendo como objetivo geral analisar essas possibilidades, buscando desvendar a perspectiva dos alunos que utilizam o espaço nos seus momentos de tempo livre. Esse foi baseado em uma proposta qualitativa, por meio da análise cultural, de GEERTZ (1989), na qual foi elaborado um mapeamento dos espaços e entrevistas semi-estruturadas, para a reflexão e triangulação dos dados. O mapeamento foi feito por meio de observações e preenchimentos de um protocolo, buscando conhecer os espaços da escola, como eles se tornam um lugar e quais suas potencialidades. Apresentando que as potencialidades se dão por meio dos projetos que envolvem os espaços da escola, sendo esses, divididos em eixos temáticos; Educação Formal, Projeto Social, (03) Esporte e Lazer e (04) parcerias. As participações nesses projetos podem proporcionar diferentes vivências lúdicas, capazes quem sabe, de mudar, de alguma maneira, a realidade social dessa comunidade. Assim sendo, acreditase que essa escola é um lugar de referência para a comunidade do entorna e necessita de um olhar mais atento das políticas públicas, pois o tempo de lazer também pode ser utilizado como meio de transformação social.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço público - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade e escola-
Título: dc.titleO espaço da escola como um espaço de esporte e lazer : um estudo de caso da Escola Municipal Maria Marli Piovesan-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.