A compreensão de professoras da Educação Infantil sobre o que o brinquedo oportuniza a criança

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Suellen Karoline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:36:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:36:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/80036-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/80036-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Marynelma Camargo Garanhani-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo da pesquisa foi analisar qual é a compreensão de professores da Educação Infantil sobre o que o brinquedo oportuniza. Para a realização da pesquisa entrevistei professores do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da UFPR, realizado em parceria com o MEC. Para isso utilizei os seguintes autores: Gibson (1979/1986), sobre o Affordance me baseei em e sobre o estudo do brinquedo me baseei em Palhano (2009). O instrumento utilizado para a pesquisa foi a aplicação do questionário adaptado para o Brasil AHEMD (affordances in the home environment motor evelopment). A pesquisa concluiu que os professores acham importante a utilização dos brinquedos na Educação Infantil, sendo um dos intermediadores do desenvolvimento infantil, porém estes professores colocam como menos importantes os brinquedos para o movimento.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Educação-
Título: dc.titleA compreensão de professoras da Educação Infantil sobre o que o brinquedo oportuniza a criança-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.