Educação infantil de Pontal do Paraná : uma abordagem a partir do georreferenciamento dos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIS

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Autor(es): dc.contributorKnabem, Andréa, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorRosa, Daniele Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:04:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:04:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79996-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79996-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Andrea Knabem-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A Educação Infantil até ser reconhecida como instituição de ensino infantil responsável pelo desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social da criança enfrentou mudanças significativas. O presente estudo teve como objetivo abordar a educação infantil de Pontal do Paraná e elaborar o mapeamento a partir do georreferenciamento dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com informações sobre a localização e perfil de atendimento da rede municipal de ensino infantil. A metodologia consistiu em uma pesquisa de levantamento com um questionário enviado a todos os Cmeis para obtenção dos dados. A ferramenta de coleta foi um quadro estruturado que identificou o nome, endereço, balneário, ano de inauguração, ano da reforma ou ampliação, número de matriculas parciais e integrais, se há sala de recursos, número de profissionais e seus níveis de escolaridade, a forma de ingresso para atuação na rede, de onde são as crianças matriculadas nos centros e a composição/ organização pedagógica. Após levantamento dos dados foi realizado a partir do Google Maps a localização de cada Centro desde a emancipação do município até os dias atuais. Os resultados apontam que, embora os Centros estejam bem distribuídos verificou-se que inicialmente foram construídos em balneários principais, porém, a medida que o município foi crescendo a estratégia inicial foi ampliar ou reformar os mesmos. Conclui-se que a partir da pesquisa realizada o georreferenciamento pode auxiliar nas políticas públicas de implementação e desenvolvimento da educação infantil do município.-
Formato: dc.format1 recurso online (22 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública - Litoral do Paraná-
Título: dc.titleEducação infantil de Pontal do Paraná : uma abordagem a partir do georreferenciamento dos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIS-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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