Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Cleber | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:34:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:34:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79947 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79947 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sonia M. C. Haracemiv | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 114-124 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo teve por objetivo compreender a contribuição das tecnologias digitais nos domínios teóricos e tecnológicos com vistas atender as demandas e desafios dos educandos do Curso de Pedagogia EaD da UFPR, no tocante ao fazer didático para aprendizagem, na transposição da teoria e da prática educativa em contextos síncronos e assíncronos. Para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra efetivamente, necessário se faz ter domínios desde a organização do planejamento didático à seleção de recursos tecnológicos digitais a serem utilizados. Nos fundamentos da prática educacional e as exigências da docência e discência, foram utilizados os referenciais de Freire (1985, 1989, 1999, 2000, 2001), em diferentes dimensões da comunicação. Tardiff contribuiu significativamente acerca dos saberes docentes e formação profissional. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, fundamentou-se em autores que apresentam estudos sobre etnografia como Lévy (2010), Torres (2013), Mill (2018), Hine (2004, 2012) que contribuem quanto ao trato da etnografia digital sobre a etnografia virtual; Brignol (2004) que apresenta estudos sobre tecnologias digitais na educação a distância; e, a pesquisa etnográfica com as contribuições de Flick (2009). Em relação à netnografia, as contribuições são de Kozinets (1997, 2010 e 2014) e, na etnografia da educação, Lüdke e André (1986) são alguns autores de referência. Para formar a tríade do estudo, foram avaliados os aspectos relativos aos ambientes virtuais de aprendizagens (AVA), diferentes plataformas e materiais didáticos, em tempos síncronos e assíncronos. Os participantes foram educandos do Curso de Pedagogia EaD da UFPR, sendo o lócus da pesquisa a Plataforma UFPR Virtual. Os resultados apontaram que as interações entre educando, educadores e tecnologias digitais promovem a cognição e a aprendizagem desde que eles tenham os domínios teóricos e tecnológicos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study aimed to understand the contribution of digital technologies in the theoretical and technological domains in order to meet the demands and challenges of the students of the EaD Pedagogy Course from UFPR, regarding the didactic work for learning, in the transposition of theory and educational practice in synchronous and asynchronous contexts. In order for the teaching and learning process to occur effectively, it is necessary to have domains from the organization of didactic planning to the selection of digital technological resources to be used. In the fundamentals of educational practice and the demands of teaching and discourse, Freire's references (1985, 1989, 1999, 2000, 2001) were used, in different dimensions of communication. Tardiff contributed significantly about teachers' knowledge and professional training. This is a qualitative, exploratory-descriptive research, based on authors who present studies about ethnography, such as Lévy (2010), Torres (2013), Mill (2018), Hine (2004, 2012), who contribute to the treatment of digital ethnography about virtual ethnography; Brignol (2004), who presents studies about digital technologies in distance education; and ethnographic research with the contributions of Flick (2009). Regarding netnography, the contributions are from Kozinets (1997, 2010 and 2014) and, in ethnography of education, Lüdke and André (1986) are some reference authors. To form the triad of the study, the aspects related to virtual learning environments (VLE), different platforms and teaching materials, in synchronous and asynchronous times, were evaluated. The participants were students from the EaD Pedagogy Course from UFPR, and the locus of the research was the UFPR Virtual Platform. The results pointed out that the interactions between students, educators and digital technologies promote cognition and learning as long as they have the theoretical and technological domains. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Os desafios e demandas dos discentes nos saberes teóricos e tecnológicos do curso de pedagogia EAD na UFPR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: