Atendimento imediato ou cuidado Precoce? : análise dos discursos publicitários do Governo Federal sobre a Covid-19

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Autor(es): dc.contributorPanke, Luciana, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Autor(es): dc.creatorSilva, Letícia Eduarda da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79943-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79943-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Dra. Luciana Panke-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Considerando o embate de opiniões entre cientistas e as principais autoridades políticas do Brasil sobre a melhor maneira de enfrentar a pandemia de Covid-19 no país, objetiva-se analisar o discurso publicitário do Ministério da Saúde (MS) sobre a doença. Até setembro de 2021 foram veiculadas 29 campanhas, optando-se por analisar duas delas: Cuidado Precoce (2020) e Atendimento imediato (2021), que abordavam um mesmo tema mas foram produzidas sob diferentes gestões do MS. Para tanto, aborda-se o conceito de publicidade e propaganda e comunicação governamental, contextualiza-se a Covid-19 no Brasil e problematiza-se as narrativas dos objetos estudados a partir da Análise de Discurso (AD). Desse modo, observa-se que em campanhas sobre o novo coronavírus foram utilizadas palavras e expressões que confundem o enunciatário e remetem a falsos tratamentos contra a doença, além de comunicar recomendações que não são seguidas nem pelos enunciadores. Isso permite observar que há indícios de interferência política nos discursos, que a partir de pressupostos e subentendidos focam em aspectos ideológicos enquanto aspectos técnicos ficam em segundo plano-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade governamental-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 (doença)-
Palavras-chave: dc.subjectCampanhas publicitárias-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação na administração pública - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Título: dc.titleAtendimento imediato ou cuidado Precoce? : análise dos discursos publicitários do Governo Federal sobre a Covid-19-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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