Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Panke, Luciana, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Letícia Eduarda da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79943 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79943 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Dra. Luciana Panke | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Considerando o embate de opiniões entre cientistas e as principais autoridades políticas do Brasil sobre a melhor maneira de enfrentar a pandemia de Covid-19 no país, objetiva-se analisar o discurso publicitário do Ministério da Saúde (MS) sobre a doença. Até setembro de 2021 foram veiculadas 29 campanhas, optando-se por analisar duas delas: Cuidado Precoce (2020) e Atendimento imediato (2021), que abordavam um mesmo tema mas foram produzidas sob diferentes gestões do MS. Para tanto, aborda-se o conceito de publicidade e propaganda e comunicação governamental, contextualiza-se a Covid-19 no Brasil e problematiza-se as narrativas dos objetos estudados a partir da Análise de Discurso (AD). Desse modo, observa-se que em campanhas sobre o novo coronavírus foram utilizadas palavras e expressões que confundem o enunciatário e remetem a falsos tratamentos contra a doença, além de comunicar recomendações que não são seguidas nem pelos enunciadores. Isso permite observar que há indícios de interferência política nos discursos, que a partir de pressupostos e subentendidos focam em aspectos ideológicos enquanto aspectos técnicos ficam em segundo plano | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de conteúdo (Comunicação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicidade governamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 (doença) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campanhas publicitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação na administração pública - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Título: dc.title | Atendimento imediato ou cuidado Precoce? : análise dos discursos publicitários do Governo Federal sobre a Covid-19 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: