Consumo impulsivo e suas consequências : um estudo sobre a marca chinesa de fast fashion Shein

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Autor(es): dc.contributorAzevedo Junior, Aryovaldo de Castro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Autor(es): dc.creatorSimongini, Isabelle Lorrana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:23:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:23:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79940-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79940-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Aryovaldo de Castro Azevedo Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de tomada de decisão do comportamento precipitado dos consumidores e as consequências ambientais, sociais e psicológicas do consumo ilimitado motivado pelo fast fashion, utilizando como foco a marca chinesa SHEIN. Para isso, em um primeiro momento, foram analisados dois termos: fast fashion e consumo impulsivo, e, na sequência, as consequências desencadeadas por esse modelo de produção. A estratégia metodológica foi composta por pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com o estudo de caso, buscando a compreensão dos fatores que levam as pessoas a consumirem impulsivamente roupas oferecidas pela marca SHEIN. A forma de abordagem do problema tem caráter qualitativo, com o intuito de aprofundar e de questionar o tema levantado de maneira descritiva. Para isso, usou-se de respaldo os teóricos Gilles Lipovetsky, Dennis Rook, Sigmund Freud, Sharon Beatty e Elizabeth Ferrel, o documentário The True Cost (2016) e os relatórios "A Nova Economia Têxtil: Redesenhando o Futuro da Moda" (2017) e "Fios da Moda" (2020). Por fim, conclui-se que o ideal seria pensar em uma circularidade na cadeia produtiva têxtil e é questionando o que se consome, um bom começo para a mudança, pois é agindo de forma racional que é possível escapar dos truques e armadilhas que as empresas usam para manipular o consumidor a comprar em excesso e impulsivamente-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectConsumo (Economia) - Aspectos ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento humano-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo (Economia) - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade de consumo-
Palavras-chave: dc.subjectMídia - Consumo-
Palavras-chave: dc.subjectModa-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Título: dc.titleConsumo impulsivo e suas consequências : um estudo sobre a marca chinesa de fast fashion Shein-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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