Memória de vida : ressignificando o olhar, descolonizando os valores, reconstruindo-se através de vivências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Valentim da, 1977--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorConte, Camila Prade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:33:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:33:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79924-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79924-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Valentim da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esse trabalho de conclusão de curso apresenta em forma de relato pessoal, como me constituí como educadora, meus desafios e anseios por uma educação mais humana e libertadora, traz as vivências e contribuições que a especialização em Alternativas para uma nova Educação trouxeram para minha vida pessoal e profissional e como se deu o projeto desenvolvido no Colégio Estadual Sagrada Família, a partir das relações entre as disciplinas e a sociedade, o qual teve o objetivo de transformar os alunos em protagonistas que futuramente consigam exercer efetivamente seus papéis de cidadãos na sociedade. O desenvolvimento do relato se deu a partir de registros diários dos encontros e das vivências, por meio de um portfólio construído ao longo do curso, com textos, fotos, imagens e com a minha visão enquanto educadora das aprendizagens e contribuições que estas experiências agregaram em minha vida. Esse trabalho tem como objetivo motivar educadores que acreditam que é possível uma educação mais humana e solidária e que é preciso conhecer outros espaços, outras culturas, outras formas de educação. A partir de toda essa experiência pude concluir que tudo passa pelas nossas relações, o conhecimento de si e do outro, a importância da formação pessoal e profissional, que nosso desenvolvimento depende imensamente das relações interpessoais que fizemos e fazemos. Que as diversas experiências vivenciadas nos ajudam a criar um vasto repertório para lidar com nossas interações sociais, de forma mais empática e assertiva, a necessidade da conexão entre pessoas e grupos e o potencial transformador das vivências. Que todos os espaços são oportunidades extraordinárias de diálogo para a construção de uma educação que promova a descolonização de valores, a transformação de sujeitos e a emancipação das ações.-
Formato: dc.format1 recurso online (51 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAutobiografia - Educadores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Projetos-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Título: dc.titleMemória de vida : ressignificando o olhar, descolonizando os valores, reconstruindo-se através de vivências-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.