Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Keim, Ernesto Jacob, 1947- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Bauer, Athays | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:47:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:47:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79910 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79910 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Ernesto Jacob Keim | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo, descrever o desafio inerente à construção de um dicionário de matemática/geometria para estudantes surdos com o objetivo de ampliar a inserção das pessoas com lesão auditiva na sociedade. Aprender matemática e geometria, as quais se caracterizam como linguagens, pode significar uma ampliação da visão de mundo do estudante. Desenvolver sua aprendizagem cognitiva, referenciada em noção de espaço e raciocínio lógico com base em conceitos matemáticos, entre outros, se caracteriza como desafio pelo fato de as pessoas com deficiência auditiva e também visual, compreenderem e interpretarem o mundo de forma muito diferenciada das pessoas ouvintes e videntes. Assim, esse trabalho de conclusão de curso de especialização na Questão Social na Perspectiva da Interdisciplinaridade, voltado para estudantes surdos, antes de apresentar soluções, aponta a dimensão do desafio para a complementaridade desse projeto, considerando que muitos signos/elementos da geometria não possuem sinais específicos. Este é um dos motivos que resulta na dificuldade de construir um dicionário de geometria para surdos, além das diferenças inerentes à linguagem escrita e oral, pois os surdos não conjugam verbos e não utilizam determinadas palavras. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (26 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Dicionários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Dicionários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Educação | - |
Título: dc.title | A organização de dicionário de matemática/geometria para estudantes surdos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: