A organização de dicionário de matemática/geometria para estudantes surdos

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Autor(es): dc.contributorKeim, Ernesto Jacob, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorBauer, Athays-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:47:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:47:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79910-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79910-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ernesto Jacob Keim-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem como objetivo, descrever o desafio inerente à construção de um dicionário de matemática/geometria para estudantes surdos com o objetivo de ampliar a inserção das pessoas com lesão auditiva na sociedade. Aprender matemática e geometria, as quais se caracterizam como linguagens, pode significar uma ampliação da visão de mundo do estudante. Desenvolver sua aprendizagem cognitiva, referenciada em noção de espaço e raciocínio lógico com base em conceitos matemáticos, entre outros, se caracteriza como desafio pelo fato de as pessoas com deficiência auditiva e também visual, compreenderem e interpretarem o mundo de forma muito diferenciada das pessoas ouvintes e videntes. Assim, esse trabalho de conclusão de curso de especialização na Questão Social na Perspectiva da Interdisciplinaridade, voltado para estudantes surdos, antes de apresentar soluções, aponta a dimensão do desafio para a complementaridade desse projeto, considerando que muitos signos/elementos da geometria não possuem sinais específicos. Este é um dos motivos que resulta na dificuldade de construir um dicionário de geometria para surdos, além das diferenças inerentes à linguagem escrita e oral, pois os surdos não conjugam verbos e não utilizam determinadas palavras.-
Formato: dc.format1 recurso online (26 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Dicionários-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - Dicionários-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Educação-
Título: dc.titleA organização de dicionário de matemática/geometria para estudantes surdos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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