Análise espacial das estradas florestais : estudo de caso em Cerro Azul – PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLingnau, Christel-
Autor(es): dc.contributorRobert, Renato César Gonçalves, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Agrárias. Curso de Graduação em Engenharia Florestal-
Autor(es): dc.creatorFurlan, Jéssica Monise Jasper-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:46:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:46:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79888-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79888-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Professora Drª. Christel Lingnau-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Professor Dr. Renato Cesar Gonçalves Robert-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Engenharia Florestal-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Existem, no Brasil, 600 mil quilômetros de extensão de estradas florestais, para a construção da malha viária, o primeiro passo é o planejamento das redes viárias, que exige levamentos de dados e estudos do local onde serão instaladas as estradas, baseado em mapas e imagens da área. As estradas florestais são normalmente construídas com pouco planejamento, visando rapidez e baixo custo. Assim, o objetivo do presente trabalho é diagnosticar os problemas para o transporte da madeira em uma malha viária de 111km, analisando o alinhamento horizontal e vertical, e identificar os pontos críticos. Os dados foram cedidos por uma empresa florestal que possui plantios em Cerro Azul- PR, foi utilizado um programa de Sistema de Informações Geográficas e de planilhas para análise dos dados. Na análise do alinhamento horizontal utilizou-se circunferências tangentes às linhas de curvas para verificar se os raios de curvatura estão de acordo com os valores adequados para o padrão florestal, maiores ou iguais a 20 metros. A análise do alinhamento vertical deve como base o Modelo Digital do Terreno (MDT), foi verificada se a declividade de cada trecho era menor ou igual a 8%. Para identificar os pontos críticos, foram confrontadas das duas informações sobre os alinhamentos. Foram encontradas 30 curvas fora do padrão e 94,26 km com rampas com declividade acima do ideal, todas as curvas estão localizadas nessas áreas declivosas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEstradas florestais-
Palavras-chave: dc.subjectEstradas florestais - Cerro Azul (PR)-
Título: dc.titleAnálise espacial das estradas florestais : estudo de caso em Cerro Azul – PR-
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