Saberes e práticas da educação física infantil presentes na Revista de Educação Physica (1932 - 1945)

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Autor(es): dc.contributorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Paola Caroline Silva, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:57:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:57:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/79858-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79858-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marynelma Camargo Garanhani-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo buscou investigar os saberes e práticas da Educação Física Infantil presentes na Revista Educação Physica entre os anos de 1932 e 1945. Para a análise deste estudo buscou-se orientações nos estudos de alguns autores, tais como: Rizzini (1993) que aborda a infância entre os anos de 1930 e 1940; Silveira Filho (2008) que trata sobre a Educação da época em estudo e autores da própria Revista Educação Physica que apresentam orientações sobre a Educação Física para crianças, tais como Lang Ley (1939) e Loyola (1940). Para a organização dos dados mapeou-se os artigos, os quais foram agrupados em 2 temas para análise: Artigos da Revista Educação Physica que tratam sobre Educação Física Infantil e Artigos da Revista Educação Physica que tratam sobre prescrição de exercícios para Educação Física Infantil. A análise dos dados foi realizada em faixas etárias, classificadas como Primeira Infância, Segunda Infância e Terceira Infância. A prescrição de atividades para a Primeira Infância mostrou-nos uma preocupação física e assistencialista com ênfase na prática da ginástica. Já na Segunda Infância e Terceira Infância, o jogo apareceu como um fundamento da Educação Física de forma a mobilizar as crianças a realizar as atividades propostas. Pode- se concluir na pesquisa, que muito além do discurso de regeneração da raça, o discurso utilitário esteve presente para que os seres humanos e assim as crianças, fossem preparados para uma sociedade industrializada e desenvolvida.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física para crianças - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Título: dc.titleSaberes e práticas da educação física infantil presentes na Revista de Educação Physica (1932 - 1945)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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