Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stefanello, Joice Mara Facco | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rodrigo Paranhos da, 1986- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:56:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:56:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/79845 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/79845 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Joice Mara Facco Stefanello | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física. | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O papel do treinador tem sido de grande importância no âmbito esportivo, pois pode influenciar de forma decisiva a participação e continuidade dos jovens atletas no esporte competitivo. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar os estilos de liderança dos treinadores do Campeonato Paranaense de Futebol de Campo juvenil em 2009. Participaram do estudo 10 treinadores de futebol que disputaram o Campeonato Paranaense Juvenil em 2009, selecionados por conveniência. Para a coleta de dados utilizou-se a Escala de Liderança Revisada para o Esporte (ELRE), versão autopercepção, composta por 60 situações, categorizadas em 6 dimensões que representam os comportamentos de liderança dos treinadores. Constatou-se que os estilos de liderança assumidos pelos treinadores foram o de Treino instrução (95%), Situacional (83%) e Reforço (81,66%). Esses resultados sugerem que os treinadores apresentam um estilo de liderança voltado para a tarefa, o que caracteriza os trabalhos voltados à formação esportiva. O treinamento orientado para a tarefa permite aos atletas iniciantes a instrução de como realizar a tarefa para depois adaptarem-se às regras e competições. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esportes - Treinamento tecnico - Aspectos psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Futebol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treinadores de futebol | - |
Título: dc.title | Análise dos estilos de liderança dos treinadores de futebol de campo da categoria juvenil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: